Loja do Discord também dá mais aos produtores

discordstore

Depois da Epic Games Store anunciar que vai tentar mudar paradigmas, reduzindo os valores retidos em cada venda, agora é a Loja do Discord a dar mais uma “facada” no esquema comercial de lojas como o Steam. A sua percentagem é ainda menor a partir de 2019.

Se bem se recordam, a loja da Epic Games reduziu o quanto ganha por um jogo vendido na loja em apenas 12%, num claro contraste com os 30% praticados pelo Steam. Esta redução também abrange jogos criados pelo seu Unreal Engine, uma vez que, se o jogo for criado por esse motor, a Epic abdica dos royalties contratuais.

Agora, a outra loja online igualmente criada para combater a hegemonia de lojas online como o Steam, responde na mesma moeda. A equipa do Discord anunciou que a sua loja online irá passar a cobrar apenas 10% no valor das vendas em cada jogo, a partir de 2019.

Segundo o artigo no Blogue Oficial do Discord, “depois de alguma pesquisa” decidiram que “90% da venda vai para o produtor”, angariando apenas “10% para custos operacionais” e ainda avançam que estão a estudar “reduzir ainda mais” este valor.

Até agora, a Valve (e outras lojas) ainda não se pronunciaram, mas é claro que algo terá de ser feito para balancear as ofertas. Um produtor tem agora a opção de publicar o seu jogo lucrando 70% (Steam), 88% (Epic) ou 90% (Discord) em cada venda. A escolha parece óbvia, mas o Steam é ainda a plataforma com maior visibilidade e nem podemos equacionar como é o suporte aos produtores nestas diferentes lojas.

Seja como for, a equipa de Gabe Newell tem aqui uma forte resposta da concorrência. Alguns produtores de jogos, sobretudo Indies, já vieram a público dizer que estão a ponderar não lançar o seu jogo via Steam. Há até uns poucos que já firmaram exclusividade com a Epic Store ou Discord Store. E ainda falta ouvirmos a resposta de outras lojas, como o GOG.com, por exemplo.

Ainda é cedo para falar em prejuízo, uma vez que a Valve parece inabalável no seu pedestal. Mas, tudo isto pode mudar no próximo ano. Produtores e compradores é que poderão decidir o rumo desta “guerra”.

Comentários

Comentários