Licença da Juventus regressa em FIFA 23

12

Depois de anos a figurar entres as equipas desta franquia, a equipa Italiana Juventus assinou um contrato de exclusividade em 2019 com a série Pro Evolution Soccer. Está agora de volta em FIFA 23.

Na altura do anúncio da sua exclusividade com PES, esta franquia estava em franca recuperação, trazendo para si um dos grandes do futebol Europeu, ainda por cima com o “maior do mundo” Cristiano Ronaldo nas suas fileiras. Foi assim por duas edições, até que a Konami decidiu rumar para outro lado com o falível eFootball.

Nessa altura, foi também um acto incómodo, tendo realçado que este tipo de exclusividades estragava a jogabilidade noutros jogos. Basicamente, para a Juventus figurar em PES 2020 com a devida licença, em FIFA 20 a “Vechia Signora” surgia como “Piemonte Calcio”, com jogadores realistas mas tudo o resto fictício. Considerando que durante anos a Juventus aparecia como “PM Black White” em PES, foi uma “resposta à altura” para a oposição. Agora a Juventus faz o seu regresso à franquia FIFA Football.

Só que o timing não é, de facto, o melhor. Não só o “maior do mundo” já lá não está, como a equipa tem estado arredada das melhores exibições. Mas, mais importante que isso, é o futuro desta franquia que está em causa.

Embora a EA Sports esteja empenhada em trazer mais uma excelente entrada na série para este ano, já devem saber que este é o último FIFA que é produzido por si. Nos próximos anos, a EA vai lançar a sua própria franquia de futebol com EA Sports FC, enquanto que a própria FIFA decidiu entregar a sua licença outra produtora. Tudo leva a crer que a EA irá manter as suas licenças com ligas e equipas mas ainda é tudo muito incerto.

FIFA 23 será lançado a 30 de Setembro na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Google Stadia. Como sempre, a Ultimate Edition joga mais cedo a 27 de Setembro.