Lançamento de MS Flight Simulator na Xbox cria caos nos servidores

23

Seria de esperar que cerca de um ano depois de lançado, que os servidores de Microsoft Flight Simulator aguentassem um fluxo maior de jogadores. Só que os Asobo Studios terão subestimado a quantidade de ligações simultâneas entre o PC e a Xbox Series X|S.

A actualização 1.18.13.0 no PC é uma das maiores jamais lançadas para o simulador com cerca de 20 GB de novidades (40GB descompactados), onde se destacam grandes melhorias na performance e diversas novidades ao nível de interacção e experiência de voo. Esta actualização coincide com o lançamento oficial do simulador na Xbox Series X|S, numa versão adaptada às consolas.

Já quando o jogo foi lançado no Verão de 2020 foram verificados problemas pontuais de ligação aos servidores, como também uma lenta velocidade de downloads. Contudo, o que se passou nas primeiras horas foi, no mínimo, inesperado. Para um jogo que depende tanto de uma boa ligação online, muitos nem conseguiram instalar o simulador em tempo útil.

Desde downloads extremamente lentos, quebras na ligação aos servidores, falhas de conexão com sessões online, erros derivados de falhas de sincronismo com outros jogadores, houve quase de tudo reportado no canal de Discord e fóruns oficiais do simulador. Houve até jogadores que viram as suas credenciais negadas quando se tentavam registar.

Tudo porque os servidores da Microsoft simplesmente não aguentaram a carga acrescida de uma grande actualização de título no PC e um lançamento inédito nas consolas. O pior é que, ao fim de algumas tentativas, era bem possível que o lento download fosse simplesmente cancelado sem cerimónias, obrigando a reiniciar o processo.

Ironicamente, à mesma hora em que foram reportados os problemas, os serviços Xbox no geral estavam perfeitamente funcionais e sem erros reportados. Eram só mesmo os servidores de MS Flight Simulator que estavam lentos ou intermitentes, por vezes inacessíveis. À hora desta notícia, as coisas estavam um pouco melhores mas os problemas de ligação persistiram em algumas regiões.