Laminar Research apresenta X-Plane 12

xplane12

Neste fim de semana, a Laminar Research apresentou o que já há muito tempo se ouvia falar. A própria produtora falava numa próxima geração do simulador, sem nunca lhe dar um nome. Finalmente, ficámos a conhecer como será X-Plane 12 na FS Expo 2021.

Desta feita, a produtora quer introduzir imensas novidades no novo simulador, não apenas ao nível visual. Um novo e mais robusto sistema de meteorologia está em desenvolvimento, gerando o estado do tempo numa região baseando-se num novo algoritmo e contando com nuvens redesenhadas volumetricamente, além de uma nova simulação de chuva realista. Também o áudio foi revisto para incluir uma série de novos sons ambientes.

Ao nível de aeronaves, a produção apresentou uma nova lógica de fly-by-wire estreada num novo modelo do Airbus A330, renderizado ao pormenor e com vários sistemas reproduzidos. Também foi mostrado um novo F-14 Tomcat e outras aeronaves modeladas de raíz, com o Cessna Citation X, Cirrus SR22, Van’s RV10 e o Robinson R22 no lado dos helicópteros. Esta aeronaves beneficiam de uma nova lógica de controlos duplos, permitindo controlos distintos entre piloto e co-piloto. Também o ATC foi revisto, introduzindo novas instruções e lógicas de controlo aéreo.

Quanto a cenários, houve imensas mexidas no que toca à forma de criar aeroportos, edifícios e até árvores. O cenário ficará agora mais composto com uma nova lógica de auto-geração de objectos e ficarão sujeitos à meteorologia e outros efeitos das quatro estações do ano. Também a água do mar, lagos e rios foi revista, sendo agora renderizada em três dimensões.

Infelizmente, não há ainda nenhuma data de lançamento prevista para este novo simulador. O que se sabe é que haverá uma fase de testes públicos, uma espécie de acesso antecipado que vai anteceder o lançamento do simulador final. Contudo, nada disto deverá acontecer este ano.

Comentários

Comentários