Konami remove sigla PES e apresenta eFootball

efootball_screen_3

Há anos que dizemos que uma das principais lacunas na marca Pro Evolution Soccer era, de facto, o seu nome. Finalmente, a Konami decidiu remover esse título, para colocar eFootball no seu lugar. E não é só essa a mudança.

Só há um país no mundo que chama “soccer” ao futebol. E esse país, EUA, nem sequer é grande consumidor deste desporto. Não é que o título influenciasse a qualidade de PES, ao longo dos anos tem vindo a provar ser um excelente simulador de futebol. PES tornou-se uma série incontornável, independentemente do título. Ainda assim, não deixou de incomodar muita gente.

Desde há várias edições que a Konami acrescentou o título “eFootball” a Pro Evolution Soccer. Na altura pensámos que era apenas uma “etiqueta” para o novo rumo virado para os eSports que a série estava a abraçar com todas as forças. Agora entendemos que esse foco no online era mesmo forte mas o novo título era uma preparação para algo realmente novo. Este não é o PES do costume.

eFootball deixa a sigla PES e vai passar a ser um título free-to-play, passando a apostar num “jogo como serviço”. Foi pela primeira vez criado no Unreal Engine, depois de várias edições no algo datado Fox Engine. A Konami anunciou que estreou uma série de inovações no campo da captura de movimentos que garantem maior realismo na simulação.

O lançamento do jogo terá conteúdo adicionado gradualmente, como o crossplay entre as várias plataformas, por exemplo. Dado o novo rumo, notem, este jogo será bastante mais “light” do que é costume na série PES. A produção fez questão de partilhar o mapa de planos para o futuro (em baixo).

Inicialmente, só teremos jogos locais comum punhado de equipas. Ao que parece, mais equipas serão adicionadas mais tarde, possivelmente como pacotes de extras de equipas e modos de jogo… pagos. Sim, a modalidade “free-to-play” tem destas coisas. Por um lado o jogo base é, de facto, gratuito, mas depois o miolo do jogo poderá ser pago, seja através de passes de época, seja com as infames microtransacções.

Finalmente entendemos que estranha demonstração foi aquela no mês passado. Tudo não passou de um grande ensaio para, possivelmente, testar a capacidade dos servidores ou do código do jogo. E também entendemos porque é que na altura a Konami não falou logo num “PES 2022”. Aqui está a resposta.

eFootball está previsto para o próximo Outono na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, com uma versão mobile (iOS e Android) para mais tarde.

Comentários

Comentários