Jogar PlayStation 4 em Remote Play no Windows… não oficialmente!

1413

Até agora, só a rival Xbox One possui suporte oficial directo via Windows 10 para se poder jogar remotamente no PC. Um utilizador de nome Twisted esteve a trabalhar durante um ano para, finalmente, permitir aos utilizadores da PlayStation 4 jogar no PC via Remote Play… de forma não oficial, claro.

A aplicação esteve em testes e só agora chegou a uma fase que o autor afirma estar pronta para ser lançada esta semana (já amanhã, Quarta-Feira). Só que o autor indica que, apesar de ter estado a trabalhar no projecto em part-time, deseja agora dedicar-se por inteiro ao projecto. Por isso, a aplicação terá um custo que o autor afirma ser inteiramente para “suportar o custo de vida”. Quem estiver interessado, sabendo que não é uma aplicação oficial e não possui qualquer suporte da Sony PlayStation, pode adquirir a aplicação por apenas £6.50/$10 já amanhã.

Este vídeo mostra-vos tudo o que a aplicação é capaz de fazer. Além de correr o stream da consola em si, possui aí controlo sobre os comandos DualShock 4 que já eram compatíveis com PC, mapeamento para outros comandos de terceiros, teclados ou Joysticks (Rato não é suportado, devido ao input lag verificado) e até ver informação da consola e respectiva palavra-passe do Wi-Fi. Nota-se um ligeira quebra de performance, afinal estamos a jogar via rede e não com input directo, pelo que alguns jogos podem não funcionar tão bem.

É de louvar esforços deste calibre, uma vez que a Sony não apresentou qualquer intenção de lançar o Remote Play além da PlayStation Vita. Na Xbox One esta funcionalidade até popular e permite libertar a televisão lá de casa para podermos jogar no nosso PC. Resta só saber como a Sony irá responder e se agora já tem pretextos para avançar com uma sua aplicação oficial.