Jogar entre plataformas pode ser uma realidade com a Xbox One

ID_Xbox_Logo_Hero-1-938×528

É algo que esperamos há muitos anos, com algumas tentativas falhadas pelo meio. Jogar no nosso PC contra jogadores na Xbox One ou noutros meios, parece impossível quando as consolas possuem a sua própria rede online, já para não falar no PC com as suas inúmeras plataformas digitais. Porém, segundo o director da ID@Xbox One, isto já é possível.

Num comunicado em jeito de preparação para a terceira conferência de produtores da ID@Xbox One, o director Chris Carla fala dos destaques deste evento. E um deles vai mesmo ser a capacidade de jogar entre as várias redes e plataformas. Além de já estar a ser usada a tecnologia que permite jogar entre Xbox One e Windows 10 através da Xbox Live, a Microsoft está a disponibilizar aos produtores o suporte para “cross-network play”. Isto significa que jogadores que usem a XBO ou Win10 via Xbox Live poderão jogar com jogadores inseridos noutras redes, “incluindo outras consolas e redes do PC”.

“Claro que isto depende dos produtores darem suporte para esta característica” continua Carla “e o jogadores do Xbox Live terão sempre a opção de escolha para jogar outros jogadores via Xbox Live”. O jogo Rocket League da Psyonix será um dos primeiros jogos que irá receber esta capacidade de jogar entre a Xbox One e o PC, “abrindo convite a outras redes de participarem”, leia-se “PlayStation”.

Se a Sony irá “morder o isco” não sabemos. Sabemos, isso sim, que o desejo dos jogadores é poderem encontrarem-se com amigos, independentemente da sua plataforma. Tecnicamente, porém, os problemas de ligação, ping e lag podem tornar isto num projecto complicado. Isto já para não falar nos modelos de acesso e protocolos de ligação nas respectivas redes. Veremos se tudo isto não é apenas ventilação de ideias para promover o cross-platform da Xbox One com o Windows 10 que ainda tem que provar que tem vantagens

Comentários

Comentários