Jogadores criam petição para reembolsos de Battlefield 2042

battlefield_2042_hazard_zone

O tempo em que temos de “engolir em seco” de cada vez que compramos um jogo que não atinge as expectativas, pode ter os dias contados. Isto, se um movimento contra Battlefield 2042 chegar à via judicial.

Recordamos com pouca saudade os problemas de lançamento de Cyberpunk 2077. Na altura, praticamente nos mesmos moldes de um jogo incompleto e aquém da publicidade mostrada, várias pessoas juntaram-se num processo contra a CD Projekt RED com o objectivo de pedir uma indemnização pelo que na altura foi tido como “publicidade enganosa”. Nesse caso, também investidores ficaram envolvidos, num processo judicial que ainda hoje está a decorrer. Esta é uma situação um pouco diferente.

As movimentações parecem ser (para já) apenas de jogadores. Está no ar uma petição lançada por um jogador chamado Satoshi Nakamoto. Esta petição pública começou humilde, mas tornou-se assunto em vários sites e redes sociais, ganhando tracção. Vem exigir reembolsos do valor do jogo, disponível para todos que assintem e que tenham comprado uma versão de Battlefield 2042, independentemente do tempo jogado.

A petição está publicada no site Change.org e já conta com mais de 70 mil assinaturas. Ultrapassada a marca pretendida dos 50 mil assinantes, Nakamoto afirmou que “um advogado de renome” iria pegar no processo e levá-lo a tribunal contra a Electronic Arts. Às 75 mil assinaturas chegará ao topo das petições neste site, ganhando ainda mais tracção.

As repercussões desta petição não deverão apenas atingir EA, no entanto. É que a exigência de um reembolso perante os problemas do jogo, não envolve só a EA, envolve também as entidades responsáveis pelas lojas digitais onde o jogo é comercializado. Recordamos que essas lojas possuem regras próprias para reembolsos que se prendem com tempo de jogo ou com a data de compra. A responsabilidade de um reembolso, portanto, não é bem da EA.

No caso do já mencionado Cyberpunk 2077, a Microsoft e a Sony PlayStation emitiram reembolsos bem além do tempo máximo de jogo e a Sony chegou mesmo a remover o jogo das vendas da PlayStation Store. Isto só aconteceu depois de muita pressão dos jogadores. Vejamos se aqui teremos uma situação semelhante.

Tendo a pior recepção de sempre na série, a DICE tem respondido às críticas de Battlefield 2042 com muita lentidão e até tirou férias depois de um arranque tão atribulado. A resposta aos problemas tem sido um pouco dispersa e os fãs, pelos vistos, estão a perder a paciência e já não acreditam nas promessas da produtora Sueca.

Comentários

Comentários