Japan Studio terá sido removido dos PlayStation Studios

65

Depois de anunciar aquisição de três produtoras (aqui e aqui), parece que a Sony terá removido um dos seus estúdios mais antigos da lista dos PlayStation Studios. O Japan Studio parece já não fazer parte dos planos da PlayStation, agora bem mais focada em produtoras ocidentais.

Uma visita à página oficial dos PlayStation Studios, de facto, omite o Japan Studio. Ainda assim, algumas páginas regionais mantém a sua informação corporativa, já que a remoção é relativamente recente e não foi anunciada oficialmente. Foi o site PushSquare que inicialmente reparou na omissão, que parece confirmar alguns rumores que surgiram no início do ano que o estúdio estaria em vias de ser encerrado. Como na altura nenhum comunicado oficial foi emitido, não pudemos confirmar a veracidade do rumor. Agora, parece que é mesmo a sério.

Para quem não conhece, o Japan Studio é uma das produtoras mais antigas de produção interna da Sony PlayStation, tendo assinado a produção de jogos desde a primeira PlayStation. No portfólio da sua criação, tem jogos e séries como Patapon, LocoRoco e mais recentemente o ambicioso Knack. Também é conhecido por participar na produção de títulos de terceiros, como Gravity Rush, The Last Guardian e até Demon’s Souls.

O primeiro indício que o estúdio estaria a abrandar o passo, veio na sua substituição nos jogos da mascote Astro Bot. O mais recente Astro’s Playroom já foi concebido pela recentemente adquirida Team Asobi. Depois, ficámos a saber que um dos seus criativos Keiichiro Toyama, já tinha abandonado a empresa e acabou a fundar os Bokeh Game Studios. Agora, a remoção dos PS Studios parece que, de facto, o estúdio chegou ao fim.

É sempre com muita tristeza que ouvimos falar no encerramento de um estúdio. A remoção do estúdio veterano da lista dos PlayStation Studios, sem qualquer anúncio, parece-nos desconsiderar a sua importância. Resta-nos os muitos jogos lançados ou em que participou, que serão sempre o seu melhor legado.