Insólito – Produtora Frogwares promove personalização de munição de artilharia

29

Entre as várias produtoras afectadas pela guerra na Ucrânia, a Frogwares tem sido das mais vocais nos protestos contra a acção Russa. A sua mais recente campanha, porém, pode ter ultrapassado o bom-senso.

Actualmente, a produtora Ucraniana está a terminar o seu processo de angariação de fundos via Kickstarter para Sherlock Holmes: The Awakened. A angariação está a correr bem, ultrapassando já mais do triplo da primeira etapa de financiamento. Nada de extraordinário nesta sua campanha, até chegar a uma promoção paralela muito controversa.

De acordo com a produção, soldados “fãs” do estúdio que servem no exército Ucraniano sugeriram uma rifa para apoiar o investimento, dando a oportunidade a três vencedores escreverem uma mensagem em projécteis de artilharia que serão depois disparados contra as forças Russas na invasão da Ucrânia.

Independentemente do que possam achar deste conflito ou de que lado estão a apoiar, este é um precedente perigoso. É verdade que os videojogos nunca tiveram problemas em usar eventos reais para angariar histórias e até fazer alguma publicidade, até mesmo de guerras violentas. Agora que um estúdio de produção use armas reais para se auto-promover, ultrapassa algumas regras de bom senso.

A reacção a esta mensagem via Twitter foi variada. Entre vários comentários acéfalos e outros tantos a puxar à razão, alguns comentam como esta munição também pode tirar a vida, até a inocentes ou como esta promoção da violência não tem cabimento, especialmente no âmbito do jogo que o estúdio está a promover.

Em recção ao site PC Gamer, a equipa não pede desculpas, pelo contrário, afirma que, pelo facto de estar “literalmente no centro da guerra”, estão “zangados” e “feridos” por todos os eventos e perdas que assistiram desde o início do conflito. Justificam assim esta campanha, que dizem ser “sugerida” pelos soldados do 24º Batalhão Separado de Assalto do Exército Ucraniano, para “recordar o mundo” que o país continua em guerra.

A campanha no Kickstarter para Sherlock Holmes: The Awakened termina amanhã, 3 de Setembro. Os termos de uso desta plataforma proibem explicitamente que as campanhas contenham “armas, réplicas de armas ou acessórios de armas”. Contudo, dado que esta promoção para personalizar munição de artilharia é paralela ao Kickstarter e não há menção da mesma na sua página, é possível que “passe ao lado” de algum tipo de escrutínio.