Insólito – “Pro” mostra que faz batota a provar que não faz

warzone2classic2

É uma daquelas histórias que serve para dar a melhor das lições. Chamem-lhe “karma”, se quiserem. Acusado várias vezes de batota, um jogador profissional confirmou tudo acidentalmente… a tentar provar o contrário.

Talvez nunca tenham ouvido falar de um tal de Exoniz, um streamer Turco, jogador profissional de Call of Duty: Warzone 2.0. Ou melhor, tudo leva a crer que “era” isso tudo. É que o jogador foi muitas vezes alvo de alguma controvérsia, com várias acusações de batota, algo que é bem mais frequente do que possam pensar. Contudo, parece que nenhuma das acusações teve o efeito desejado, já que, apesar de várias “provas” o jogador continuou impune, inclusive a competir em torneios.

Diz o ditado popular Português que “a mentira tem perna curta” e Exoniz bem pode dizer que a sua perna tropeçou da pior forma. Cansado de ver tanta gente a acusá-lo, o jogador passou a usar uma câmara para mostrar o que estava a fazer. E durante um recente torneio com um prémio de 100 mil dólares o “Call Of Duty: Warzone 2.0 – World Classic” essa câmara estava virada para o seu monitor de jogo para provar que não havia batotas. O vídeo foi transmitido em directo para o seu canal de Twitch.

Ora, numa golpada de azar (ou de sorte para a comunidade), quando Exoniz decidiu mover o seu ecrã no suporte, um estranho menu saltou para a frente do jogo, algo que o jogador Turco tentou esconder por voltar a virar o monitor noutro ângulo, dizendo que era apenas um “glitch”. Mas, não era, de facto, um “glitch” mas sim um menu que vários espectadores identificaram como sendo um menu de uma aplicação de batota. Este é o momento capturado por quem assistiu.

Pouco depois desta enrascada, Exoniz fechou o stream, algo suspeito para quem diz que foi apenas um “glitch”. Como, entretanto, vários jogadores começaram a partilhar este momento, Exoniz decidiu encerrar as suas contas de TwitterTwitch, uma atitude ainda mais suspeita. Eventualmente, o jogador foi eliminado do torneio, com uma sensação geral de justiça finalmente exercida. Mesmo streamers do seu próprio país repudiaram a sua acção.

Por mais que gostemos deste tipo de histórias, em que os batoteiros são afastados, porque gostamos sempre de ver “cheaters” a pagar caro por estragar o jogo dos outros, há aqui uma clara questão relacionada com o muito apregoado sistema anti-batota Ricochet da Activision. Afinal, parece que é possível “dar a volta ao sistema”, até mesmo em competições de elevado calibre como esta.

De facto, como já dissemos, é muito frequente jogadores de topo serem acusados de batota, quando a verdade é que possuem mesmo toda a perícia necessária para serem os melhores na sua actividade, gerando o devido “hate”. Há, contudo, muitos jogadores suspeitos a jogar, inclusive profissionais de eSports ou a ganhar dinheiro com os seus streams que, pelos vistos, o Ricochet parece ser incapaz de apanhar.

Por outro lado, há relatos de jogadores afastados ou banidos sem qualquer base na acusação, num claro desequilíbrio de critérios. Esta constatação tem levado muitos jogadores a colocar em causa a efectividade do programa anti-batota. O relato deste artigo é a prova que não há soluções infalíveis e os batoteiros nunca desistem de tentar ganhar alguma vantagem.

Não, rapaziada, o crime não compensa mesmo. Se só conseguem jogar para ganhar e só sabem fazê-lo com batotas, inevitavelmente algo irá acontecer que vos prejudicará. Infelizmente, os sistemas automáticos não parecem ser lá muito eficazes. Mas, nunca subestimem os jogadores prejudicados ou que não gostam de falso valor na comunidade.

Comentários

Comentários