Impressões sobre o demo de Dead Space 3

dead-space-3

Em 2009 saiu um jogo com o nome Dead Space e apesar de ser de um género que gosto bastante fui deixando de lado sem razão aparente. Anos mais tarde, um amigo convenceu-me a experimentar o terror da Ishimura, preparamos um ambiente digno de terror ou seja fechámos estores, desligámos as luzes, ficámos apenas com a luz da televisão e começamos a aterrorizante aventura. Tenho a confessar que Dead Space provocou-me realmente o medo, gostei tanto do jogo que passei a encarar a série como uma referência ao género Survival Horror.

Acredito que o terceiro Dead Space não será excepção. Ele está entre os jogos mais esperados de 2013 e com o acesso antecipado à demonstração, pude finalmente experimentar as novas funcionalidades do jogo. O modo cooperativo e a criação de armas, são as duas grandes novidades do jogo e quem possuir um Kinect pode experimentar os comandos de voz que dão outro “flow” ao jogo.

Dead Space 3 tem como pano de fundo um ambiente bastante diferente dos jogos anteriores, desta vez Issack Clarke e a nova personagem John Carver, jogável no modo cooperativo, lutam para sobreviver no gelado planeta Tao Volantis.
Logo no início Issack caminha no meio de uma tempestade onde a nossa visibilidade não alcança mais de um raio de 3 metros, provocando a sensação de perdido e confuso.
Se jogaram os jogos anteriores sabem que a melhor forma de derrotar os necromorphs é disparar para os membros, mas aqui é um pouco diferente visto que podem nascer tentáculos nos membros que acabaram de ser separados do corpo. Para prevenir que isto acontecesse eu desatei a correr, género kamikaze, e a esmagar com o pé cada um dos membros. É provável que não seja a forma mais inteligente, mas resultou.

Apesar de ter apanhado alguns sustos neste demo, notei que não senti o mesmo sentimento de medo e os necromorphs não surgiram de forma inesperada, mas isto é facilmente justificado por ser uma parte inicial do jogo e/ou então por já ter alguma vontade com o jogo.
Os Necromorphs não serão os únicos inimigos desta vez, existem também inimigos humanos, são género de tropa especial com o principal objectivo de parar Issack, aliás eles foram a razão que fez a nave de Issack despenhar-se em Ton Volantis.
Os confrontos são inesperados e caso os necromorphs apareçam no meio de um tiroteio, eles vão atacar primeiro os tropas, dando algum espaço para respirar e assistir os tropas a serem desmembrados, no entanto é preciso ter atenção a uma nova espécie que se apodera dos cadáveres dos tropas…

Agora quero-vos falar das novas funcionalidades, a criação de armas deixou-me um pouco confuso ao início, mas assim que percebi como funcionava fiquei bastante entusiasmado a experimentar todas as possibilidades. Quase todas as peças das armas podem ser alteradas, são cerca de 6 por arma e se alterarem todas ficarão com uma arma totalmente diferente. Eu por exemplo alterei a minha metralhadora para uma pistola de grande precisão e alcance com um módulo de stasis.

O demo também permite experimentar o modo cooperativo. É exactamente o mesmo nível do single-player, mas a presença da nova personagem, John Carver, adiciona uma camada extra à história. Com a sua companhia dele aprendemos mais destalhes sobre a história e sobre o que se está a passar.Ao jogar em single-player, John surge em algumas partes do jogo como NPC.
Apesar de notar que os inimigos ficam um poucos mais difíceis devido à presença de dois jogadores, não achei que fosse necessário jogar em equipa para sermos bem sucedidos.

Em suma, o demo mostra o potencial do jogo, tem excelentes gráficos e as novas funcionalidades trazem uma brisa de ar fresco ao jogo. O modo cooperativo funciona muito bem e o facto de adicionar mais sobre a história, deixa-me a pensar que terei de jogar o jogo em companhia.

 

Comentários

Comentários