Importantes melhorias a chegar à PlayStation 5

20

A primeira grande actualização de firmware para a PlayStation 5 chega amanhã e vai adicionar importantes melhorias e ajustes à consola da Sony. Mas, não… não traz “aquela” importante actualização que muitos estão à espera.

Sim, aquele slot interno para uma drive adicional NVME SSD M.2 está a precisar de ser preenchido. Infelizmente, ainda não é desta que a Sony lança o suporte para esta expansão de armazenamento. A fabricante afirma que ainda está a trabalhar neste suporte, mas precisa de mais um pouco de tempo para finalmente tornar isto possível. Convenhamos que as drives M.2 com maior capacidade ainda são um pouco dispendiosas, pelo que não nos importamos de esperar mais um pouco.

No que toca a novidades nesta actualização, porém, há boas novidades. Finalmente será possível guardar jogos da PS5 em unidades externas (drives USB). Até agora, só os jogos PS4 podiam ser guardados desta forma. Notem que dissemos que os jogos podiam ser “guardados”. Isto porque para os jogar, terão de copiar de volta para o M.2 interno. Não é a situação ideal, mas já ajuda a não encher muito o disco e não ter de apagar jogos para instalar outros.

Noutros lados, o Shareplay funciona agora entre as PS4 e PS5, sendo assim possível que um amigo numa PS4 possa jogar connosco na PS5. Também passa a ser possível pedir para nos juntarmos a sessões de amigos, há revisões na navegação do menu base, a possibilidade de desligar notificações de parties ou do chat em jogo e de ajustar o volume de outros jogadores.

Uma novidade muito bem vinda é a nova possibilidade de pré-carregar actualizações de jogos, dando aos produtores a possibilidade de actualizar os seus jogos quando a PS5 está em stand-by. Também é possível pesquisar e esconder jogos da biblioteca, fazer zoom ao ecrã e os troféus têm novas opções e estatísticas.

A actualização de Abril da PS5 que adiciona todas estas funcionalidades, é gratuita e automática. Chega amanhã dia 14 de Abril para todas as consolas PlayStation 5.

Adicionalmente, também a PlayStation App para dispositivos móveis será actualizada nas próximas semanas para permitir juntar-nos a uma sessão multi-jogador através desta aplicação. Também será possível gerir o espaço usado na consola, comparar troféus e a navegação na loja PlayStation será melhorada.