HTC Vive vende mais de 15000 unidades em 10 minutos

htc_vive_price_release_date_steamvr

Tal como aconteceu com o Oculus Rift, o preço não assustou quem quis pré-encomendar o HTC Vive/ Valve VR. Se não vos surpreender que tanta gente tenha pré-encomendado este dispositivo, saibam que todas estas vendas foram registadas em alguns minutos.

Já sabem que o preço do Vive VR até é superior à concorrência (pelo menos do que já foi anunciado). No caso do Oculus Rift, as pré-vendas esgotaram por completo em apenas 15 minutos. Neste caso do Vive VR, não há informação que tivesse realmente esgotado, mas que tenha vendido mais de 15000 unidades em menos de 10 minutos, só por si, também impressiona. Quem o revelou foi Shen Ye da HTC na sua conta de Twitter:

São números impressionantes para um equipamento que pode ascender aos 1000€ por unidade em alguns países como Portugal. Isto porque ao valor base de 899€ na Europa é preciso adicionar os devidos custos de portes de envio e ajustes de IVA na importação.

Apesar da empresa ter declarado que o custo por unidade na Europa já incluir o IVA, como sabem, todas as importações dentro da União Europeia agora pagam o IVA do país de origem e não a percentagem local. Considerando que Portugal tem uma das maiores taxas de IVA da UE (23%), o preço vai com certeza aumentar ainda mais todos os valores, incluindo os custos de envio também sujeitos a IVA.

Tendo em conta que todos os primeiros modelos de uma determinada tecnologia são sempre os mais dispendiosos, mas também os mais procurados pelos “techies” e “nerds”, não há grande margem para a surpresa. É preciso recordar, porém, que em contraste com os dispendiosos iPhones ou Galaxys, estes dispositivos são orientados para o mercado de entretenimento. Será que vamos aumentos significativos no nosso meio só porque “há quem pague?” E continuamos a perguntar: Estamos preparados para esta nova moda?

Comentários

Comentários