Hideo Kojima abre estúdio e já tem acordo com a Sony

1652

Finalmente, acabou a “novela” Kojima Vs Konami. Depois de meses de especulação, jogos inacabados e muitas questões levantadas, Hideo Kojima formou um novo estúdio independente e foi a própria Sony Computer Entertainment que anunciou o acordo com o criador e visionário de algumas das melhores séries de videojogos da década.

Já sabíamos que a saída de Kojima da Japonesa Konami era verídica. Só faltava saber o futuro de Hideo. A Kojima Productions, nome original do seu estúdio durante a produção da série Metal Gear Solid que a Konami subitamente tentou apagar, surge no comunicado enviado pela Sony Computer Entertainment. “A Sony Computer Entertainment Inc. (SCE)” diz o comunicado, “anunciou hoje um acordo com a Kojima Productions, estúdio recentemente formado pelo aclamado game designer Hideo Kojima, para desenvolver o seu primeiro título em exclusivo para a PlayStation 4”. 

““Estou a começar um novo desafio ao criar o meu próprio estúdio independente”, diz Kojima “e estou muito entusiasmado por embarcar nesta viagem com a PlayStation, com quem trabalhei continuamente nos últimos anos”.” De facto, sobretudo os jogos Metal Gear Solid foram sinónimo da plataforma PlayStation, mesmo que jogos mais recentes tenham sido lançados noutros formatos. Pode dizer-se que Kojima “está em casa”.

Para já, a Kojima Productions tem um website novo sem grande informação. A frase “From Sapiens to Ludens” é um jogo de palavras latinas que se pode traduzir “De Sábio a Jogador”, numa clara referência ao Homo Sapiens (a designação antropológica do Homem moderno) e o Homo Ludens, uma designação criada pelo historiador Johan Huizinga do “homem enquanto jogador”. Há  também um novo logótipo, que não podemos deixar de associar à arte de Metal Gear, fazendo recordar o lendário símbolo de Outer Heaven.

Resta só saber qual será o primeiro jogo da nova vida da Kojima Productions. Certamente não será um Metal Gear, uma vez que a Konami parece ainda deter os direitos e não deverá cedê-los tão cedo. Será o tal projecto de jogo de terror que iniciou com Guillermo Del Toro? Seja o que for, só podemos esperar algo grandioso de Kojima. Venha esse jogo exclusivo para a PlayStation 4!