Helldivers 2 recebe funcionalidade para evitar “acampados de servidor”

helldivers-II (6)

Desde o lançamento, jogar regularmente Helldivers 2 é algo difícil. A produção bem que lança inúmeras actualizações e aumenta a capacidade dos servidores mas não parece surtir grande efeito. Até que uma simples funcionalidade pode mudar tudo.

Era muito estranho que os Arrowhead Game Studios lançassem actualizações diversas e anunciasse o aumento da capacidades dos servidores e, mesmo assim, os jogadores encontravam as infames filas de espera para entrar, além de outros problemas de estabilidade e saturação de servidores. Até que uma constatação levou muita gente a juntar as peças. Como é que havia tanta gente a queixar-se de acessos falhados mas só no Steam se observassem mais de 400 mil jogadores em jogo? Culpem os “acampados de servidor”.

Há termos que não podemos inventar, surgem do nada, como que de oportunidades únicas, por vezes caricatas. É este o caso. Estes “acampados”, basicamente, aproveitavam uma ausência de funcionalidade em jogo para evitar ter de esperar nas filas para entrar. A sua solução era… nunca sair. Ou seja, entravam em jogo, jogavam ou não, e simplesmente nunca saiam do jogo para garantir que o seu slot nunca seria perdido. Obviamente, isto contribui para ainda maior fila de espera, com os servidores sempre no limite de capacidade.

Uma vez identificada esta prática, os estúdios disseram de imediato que estavam já a planear lançar uma actualização para implementar uma funcionalidade de “auto-kick” para jogadores inactivos. A partir da mais recente actualização 1.000.11, se os jogadores ficarem inactivos por mais de 15 minutos serão automaticamente kickados dos servidores. É estranho que, para um jogo online, a Arrowhead não tenha pensado nisto, parecendo a norma para quase todos os jogos online modernos. Mas, enfim, mais vale tarde que nunca.

Esta funcionalidade, obviamente, não é “A” solução para os problemas do jogo. Duvidamos que estes jogadores “AFK” sejam os reais culpados de todos os demais problemas de estabilidade e ligação actuais. Contudo, tudo o que se possa fazer para mitigar a saturação das ligações será bem vindo. É bem provável que os prevaricadores inventem formas de dar a volta à funcionalidade, como colocá-las em movimento com um joystick preso num eixo, por exemplo, uma sugestão que vimos ser dada online.

Aliás, chegando à noite (por cá), o jogo entra num período muito complicado para jogar, exactamente no momento em que queremos jogar, recebendo o ecrã “Servers at Capacity” no arranque ou sendo sumariamente desligados dos servidores. Isto, mesmo depois da actualização. Ainda estamos longe deste jogo estabilizar e dar-nos todo o seu potencial. Entretanto, a galáxia continua à mercê dos invasores.

Comentários

Comentários