Há um novo Just Cause em produção

8

Numa reunião com investidores, representantes da Square Enix confirmaram que uma nova entrada na série Just Cause está em produção interna. Nenhum anúncio oficial tinha sido feito até agora.

Recordamos que há algumas semanas a Square Enix decidiu vender vários estúdios internacionais em conjunto com as suas propriedades intelectuais. Contudo, entre outros jogos de produção fora do Japão, como Outriders, a série Just Cause manteve-se nas mãos da editora e produtora nipónica.

Neste briefing realizado para os investidores da Square Enix, apenas é revelado que um novo Just Cause está a ser produzido mas não é dada mais nenhuma informação adicional ou detalhe. O que sabemos é que desde 2020 que correm rumores de um quinto jogo estaria em produção, havendo mesmo recrutamento para um novo jogo AAA que poderia confirmar esta situação.

Já agora, na mesma apresentação, foi abordada a situação da venda de estúdios e IPs como sendo “uma reorientação de portfólio” dos mercados Norte Americano e Europeu, com a empresa a focar-se mais em “títulos que se alinhem com a sua estratégia”. Um deles é Just Cause que sem mantém propriedade sua, com “um novo título na franquia” em produção.

A série Just Cause viu vários altos e baixos. Na nossa análise ao mais recente Just Cause 4, dissemos que foi um “experiência menos violenta, mais linear e francamente mais aborrecida”. Chegámos mesmo a dizer que os Avalanche Studios apenas “cumpriram calendário”. Não deixa de ser uma franquia apetecível e com vários fãs. Esperamos que a produção considere a possibilidade de um reboot do conceito, para que não seja mais uma repetição com outra “cara”.