O que há de novo em FIFA 17

fifa17header

A EA Sports prometeu que “o Futebol iria mudar” em FIFA 17. Conforme vimos nesta última E3, essa mudança iria acontecer com um novo modo de carreira, mas também com algumas mudanças na interacção em campo. Saibam exactamente o que há de novo ao nível da jogabilidade no próximo simulador de futebol da Electronic Arts.

Nos lances de bola parada, FIFA 17 irá trazer algumas novidades de marcação de faltas, cantos, grandes penalidades e lançamentos de linha lateral.

  • Nas marcações de livres é possível personalizar efeitos na bola, marcando o livre com a parte de fora do pé, para a bola ganhar efeito e contornar as barreiras.
  • Nos pontapés de canto, há uma nova mira para apontar a bola e é também possível mudar para um jogador na área e alinhar para o remate perfeito.
  • Nas marcações de penalties é possível dar corridas a ritmos diferentes e chegar à bola de vários ângulos.
  • Lançamentos de linha lateral é possível agora simular o lançamento, deixando o adversário confuso para depois lançar de forma exacta para um companheiro.

No que diz respeito ao contacto físico, há novidades importantes no que toca à obstrução, protecção de área ou ao homem e até na protecção do dribble.

  • Seja a atacar ou a fazer marcação a um jogador, é possível é possível bloquear o adversário, empurrando-o sem falta de modo a proteger a bola ou um companheiro de equipa.
  • O guarda-redes irá colidir de forma realista com jogadores, há reacções às rasteiras e combates pelo controlo de bola no ar e na disputa pela bola em velocidade.
  • Um novo escudo de 360º para o dribble permite proteger a bola enquanto evoluímos pelo campo.

Uma nova inteligência artificial activa permite-nos obter uma nova orientação espacial, aumentando a actividade de jogadores sem bola e a forma como os demais jogadores reagem às situações em jogo.

  • Agora, todos os jogadores analisam as suas proximidades em relação ao adversário, identificando oportunidades de passe ou de ataque, movimentando-se para desmarcar ou para abrir zonas de passe.
  • Novos tipos de corrida e desmarcação, desde falsas corridas, desmarcações com vários jogadores ou movimentos para atrair os defesas, além de poder chamar um companheiro para suporte.

Nas novas técnicas de ataque, temos novas mecânicas de finalização, fintas, cabeceamentos, passes para contra-ataque e assistências para golo, para mais e melhor criatividade na “cara do golo”.

  • Novas finalizações permitem fazer remates em jeito, volleys ou potentes estoiros indefensáveis.
  • Novos passes em jeito, com efeito, precisos ou para uma zona perigosa para as melhores assistências possíveis.
  • Um bom pontapé longo e preciso do guarda-redes pode criar o melhor contra-ataque possível.
  • Cabeceamentos para o relvado para marcar por ressalto são agora mais fáceis de obter.

Tudo isto é teoria até termos o jogo em mãos. Até agora, tivemos muito poucas imagens ou vídeos que nos deixem perceber como estes novos pontos de interesse vão funcionar ao certo. Com o novo motor gráfico Frostbite, é muito possível que este jogo seja diferente ao nível da interacção e sensibilidade. Talvez tenhamos de nos habituar a um tipo de jogabilidade completamente nova. O que é sempre bem vindo… se funcionar como pretendido, claro.

FIFA 17 só vai chegar até nós no dia 29 de Setembro para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC. Até lá, haverão mais informações e, com certeza, oportunidades de vermos isto na prática e até para algumas demonstrações nas plataformas.

Comentários

Comentários