Há uma guerra pela posse da série Fable e a Microsoft não cede

fable5

Certamente estão recordados que há uns meses a Microsoft decidiu extinguir a empresa Lionhead Studios, responsável pela série Fable. Apesar de, alegadamente, haverem interessados na aquisição do estúdio e na propriedade intelectual de Fable, a Microsoft parece não querer cedê-los.

Adquirida em 2006 de Microsoft, a Lionhead Studios estava até à data do seu encerramento a trabalhar no título Fable Legends. No dia 13 de Abril os servidores deste jogo foram encerrados no que parecia ser o fim do estúdio e da série. Entretanto, umas semanas depois, surgiu um rumor que a Microsoft estaria a recrutar ex-membros da Lionhead para continuarem a trabalhar em Fable Legends. Alguns desses rumores falavam no interesse da Microsoft em reactivar o estúdio como independente, outros falavam de uma mera equipa temporária inserida nos demais estúdios da empresa.

Esta semana, conforme reportado pela Kotaku, tivemos mais algumas informações acerca desta situação. Ao que parece, diversas entidades estariam interessadas em adquirir o estúdio e os direitos sobre a série, havendo “propostas de centenas de milhões”. No entanto, a Microsoft terá recusado a venda ou, pelo menos, tornado o negócio difícil de se concretizar. O site avança que é possível que uma questão de direitos exigida pela Microsoft, não vendendo realmente a propriedade intelectual mas exigindo pagamento de licenças, poderá ter afastado os compradores em potencial.

O que é certo é que o interesse geral na aclamada série Fable mantém-se. Da mente do lendário criativo Peter Molyneux, que entretanto já tinha saído do Estúdio para fundar um outro chamado 22Cans, Fable foi uma série de RPG de acção de algum sucesso, sendo exclusiva das plataformas Microsoft. Os seus últimos títulos (Heroes e The Journey) não tiveram tanto sucesso como Fable II (o mais aclamado) e Fable III, mas mantém-se com um dos melhores jogos no seu género.

Este mais recente Fable Legends seria um MOBA free-to-play e era tido como a possível salvação do estúdio Lionhead. Os consequentes atrasos na produção e feedback menos positivo da comunidade e alegadas questões internas terão ditado o fim do projecto, arrastando consigo o estúdio. Mesmo assim, a serem verdade os rumores da sondagem na equipa original, parece que a Microsoft está disposta a dar uma segunda hipótese a Legends. Apenas não se sabe de que forma e quando o fará.

Comentários

Comentários