Placas Gráficas Externas no teu PC com Razer Core

2374

Em conjunto com o portátil Blade Stealth, a Razer anunciou também o Razer Core. Uma caixa externa onde podem instalar uma placa gráfica para depois usarem em computadores com ou sem gráfica dedicada. Ou seja, poderão aumentar a capacidade de processamento gráfico do vosso PC mesmo que este não permita upgrade de GPU. Curiosos?

O Razer Core foi desenhado para ser usado com o já mencionado Blade Stealth, mas como a sua ligação é feita com Thunderbolt 3 é, teoricamente, compatível com todos os portáteis ou desktops que tenham este interface, desde que os fabricantes o permitam. Ainda não é muito comum encontrar PCs com tomadas Thunderbolt, uma evolução do protocolo USB (com 10 Gb/s, duas vezes mais que USB 3.0). No entanto, o número de equipamentos com esta ligação tem vindo a aumentar exponencialmente.

O Core é composto por uma caixa em alumínio com gaveta onde podem colocar uma placa gráfica PCI Express (adquirida à parte), que pode ser Full-length e Double-wide. É compatível com as gráficas AMD e Nvidia e possui uma fonte de alimentação interna de 375W para alimentar todo o equipamento. Também possui 4 tomadas USB 3.0 e uma tomada RJ45 Gigabit Ethernet, além da já mencionada entrada Thunderbolt 3.

Tal como a Razer tem vindo a habituar-nos na sua linha Chroma e não só, também poderão personalizar com a vossa cor favorita, tanto no interior como por baixo da caixa. O Core poderá chegar ao mercado ainda este ano, mas o preço ainda é uma incógnita.

De notar que outras marcas como a Alienware (Dell) já tinham tecnologia semelhante com o Alienware Graphics Amplifier. Este, no entanto, só era compatível com os portáteis de gaming da marca (Alienware 13, 15 e 17 R2). Em contrapartida, este novo sistema da Razer, em teoria, pode ser instalado em qualquer computador compatível que possua uma porta Thunderbolt 3.