Google Stadia encerra em Janeiro de 2023

google-stadia-pricing

A Google anunciou que a partir de Janeiro de 2023 irá encerrar o Google Stadia. A decisão não é propriamente surpreendente, já que o serviço estava em claro declínio há alguns meses.

Segundo a nota enviada à imprensa, a Google explica que o serviço “não ganhou a tracção esperada com os utilizadores”, o que levou a um “abrandamento” do investimento no serviço. Contudo, afirma que a tecnologia desenvolvida será reimplementada nos demais serviços da empresa, como o Youtube, Google Play e nos projectos de Realidade Aumentada, assim como nos seus parceiros.

No que toca a possíveis compras dos jogadores, a Google informa que até “meados de Janeiro” irão proceder a reembolsos de todo o hardware adquirido mas, curiosamente, não precisarão de o devolver. Também todos os jogos e add-ons comprados na Google Store serão reembolsados. O jogadores continuarão a ter acesso aos jogos até à data final mas, uma vez concluidos os reembolsos, o acesso cessará. Notem apenas que quem subscreveu o serviço Google Stadia Pro não será reembolsado.

Quanto ao staff integrado neste projecto, a Google explica que “muitos” serão reintegrados noutras partes da empresa, o que deixa no ar que nem todos continuarão ao serviço da Google. Seria de esperar que alguns elementos não tivessem lugar dentro da Google, já que deixa de haver uma necessidade da sua especialização. Felizmente, dada a proliferação de serviços de streaming e cloud, estes elementos poderão ter boas ofertas de trabalho, mesmo assim.

Não foi, de facto, uma boa aposta da Google. Em primeiro lugar, o lançamento “tímido” apenas em algumas regiões, levou a que muitos nem sequer tivessem oportunidade de o testar. E quando chegou, o interesse já não era muito. Até porque outros serviços bem mais interessantes, como o Xbox Game Pass Ultimate ofereçam mais, por menos. Também não ajudou muito que o serviço tivesse imensos problemas no seu arranque. Depois do anúncio do fim da ambiciosa produção interna de jogos, era de prever que eventualmente a Google “puxasse a tomada” definitivamente.

O serviço Google Stadia encerrará a 18 de Janeiro de 2023. À data desta notícia a loja digital do serviço já se encontra encerrada e todas as pré-encomendas foram canceladas.

Comentários

Comentários