Google encerra estúdio de produção da plataforma Stadia

google-stadia-pricing

Anunciado aquando da revelação do serviço Google Stadia em 2019, o estúdio de produção interna Stadia Games and Entertainment fecha agora as portas. No portefólio… não tem nenhum jogo lançado, apenas adaptações à plataforma de streaming.

Na altura, esta nova produtora pareceu promissora, fundada para se dedicar à produção de novos títulos para o Google Stadia. Como principal destaque, foi contratada Jade Raymond ex-Ubisoft, uma das mentes por detrás de grandes séries como Assassin’s Creed, entre outros grandes jogos. Mais recentemente, o estúdio tinha também contratado Shannon Studstill, ex-Sony Santa Monica.

A promessa foi de jogos exclusivos da plataforma, experiências adaptadas ao serviço e tirando proveito das características únicas do Stadia. Desde a sua fundação, porém, nenhum grande título foi anunciado ou produzido. Algumas adaptações para o serviço de streaming foram criadas obviamente, mas nada de produção realmente interna que justificasse a existência de um estúdio dedicado.

Assim, a Google tomou a decisão de encerrar os dois estúdios da produtora, um em Montréal, Canada e outro em Los Angeles, EUA. Em paralelo, também Jade Raymond anunciou a sua saída da família Google, talvez o que precipitou o fecho do estúdio. Não temos informações que Studstill também tenha deixado a Google mas tudo leva a crer que a sua contribuição também termine.

De acordo com o Vice-Presidente da Google, Phil Harrison, a ideia é focar o Google Stadia “para apenas ser uma plataforma”, colocando de lado a produção interna. Ainda de acordo com Harrison, os motivos desta decisão prendem-se com custos que “foram aumentando exponencialmente” ao fim de algum tempo. Algo que dá a entender que o investimento da Google pode estar a diminuir.

Por um lado, assim, a equipa poderá focar-se em melhorar a plataforma e trazer novidades de interacção ou funcionalidades. Por outro, perde-se uma potencial equipa dedicada à criação de experiências exclusivas. Depois de tanto investimento em contratações e tantas perspectivas, parece um retrocesso complicado.

Com o surgimento de outras plataformas de streaming, algumas com mais popularidade, o Google Stadia começou a perder relevância no panorama actual. As notícias de hoje parecem um prenúncio sombrio para esta plataforma, que tardou a chegar a vários territórios (inclusive por cá) e não trouxe nada realmente inovador a nível tecnológico ou na sua oferta.

Comentários

Comentários