Google com patente de um novo Gamepad

120

Este pode muito bem ser o primeiro passo para algo mais substancial.

Não é propriamente uma novidade que a gigante Google anda há anos a “piscar o olho” ao gaming. Há vários anos que se vêem enormes movimentações no mercado mobile, mas nunca se sabe se os planos irão mais além. Este pode ser o primeiro passo.

A notícia surgiu no site de tecnologia Thurrott (imagens renderizadas via Techradar). A Google entregou uma patente de um novo comando de jogo (gamepad) que parece tirar proveito das suas tecnologias actuais. No comando é possível ver os normais analógicos e botões configurados tal como num Dualshock, mas também um botão com o logótipo da Google e um outro com o conhecido microfone do serviço Google Assistant.

Segundo a informação veiculada, o controlador permite “notificações de convites para jogos, mensagens e notificação de recordes batidos”, mostrado essa informação com áudio ou uma notificação visual. Para já, o comando aparece apenas para smartphones, tablets e televisores, estes obviamente compatíveis com o Google Play.

A expansão do seu uso para outras plataformas é ainda uma incógnita. Contudo, dado que muitos comandos do mercado já são compatíveis com plataformas e jogos mobile, esta poderá ser uma importante fatia que a Google quer cortar. O principal rumor em volta deste comando, é relacionado com a possível vinda de um novo serviço de streaming de jogos da Google, algo que pretende rivalizar com serviços como o PlayStation Now, ainda por estrear em Portugal. Vejamos se será o caso.