Gamescom 2020 não deverá acontecer por restrição do Governo Alemão

26

Apesar de termos reportado há semanas que a Gamescom 2020 se mantinha na mesma data, uma recente decisão do governo Alemão poderá causar o adiamento ou cancelamento deste evento. A possibilidade de um formato alternativo online, pode ser a solução.

De modo a combater o surto de coronavírus ou COVID-19 que tem afectado a Alemanha e os restantes países da União Europeia (e quase todo o mundo), a decisão do governo de Berlim foi cancelar todos os eventos públicos até ao final do mês de Agosto. Uma decisão algo drástica e possivelmente excessiva, mas de encontro ao que outros países afectados pela doença têm vindo a assumir.

Ora, a Gamescom 2020 estava prevista para decorrer de 25 a 29 desse mês. Até lá, a situação poderá alterar-se mas o governo Alemão está decidido a não levantar esta restrição. Assim, tendo em conta esta restrição e o facto do espaço em Colónia onde a Gamescom se iria realizar estar encerrado indefinidamente, a edição 2020 deste certame deverá ser adiada ou mesmo cancelada. Se assim for, será mais um golpe para a indústria neste ano de 2020, já tão afectada com adiamentos e cancelamentos de eventos de média e larga escala.

Ainda assim, a organização da Gamescom poderá optar por um evento alternativo online. No final do mês passado, já se tinha levantado a hipótese de criar um evento digital paralelo, avaliando as hipóteses de o fazer em Maio. Com esta decisão governamental, é possível que a organização antecipe essa preparação.

Assim, será de esperar que destaques deste certame, como a Opening Night Live ou as conferências de algumas produtoras sejam convertidas em eventos digitais com transmissão em directo, possivelmente nas mesmas datas originais ou mesmo antes. Todas as opções são válidas nestes dias em que precisamos de melhores notícias. Até porque este ano, nem digitalmente teremos E3 2020