Galaxy in Turmoil travado pela Lucasfilm e EA

star-wars-galaxy-in-turmoil-x-wing

Lembram-se daquele jogo gratuito que uma produtora Russa estava a fazer, baseando-se no projecto cancelado de Star Wars Battlefront 3? Já na altura receávamos que a Lucasfilm ou alguém relacionado travasse o projecto. Pois bem, Galaxy in Turmoil foi mesmo cancelado.

A produtora Russa Frontwire Studios estava ainda a produzir o seu jogo, baseado no código de Battlefront 3, projecto da Free Radical cancelado pela LucasArts. Galaxy in Turmoil ainda tentou fugir aos advogados da Disney, por ser inteiramente gratuito no Steam, mas não resistiu ao poder do Copyright.

Na verdade, foi muito estranho que a Valve concordasse em apoiar o projecto e permitisse a sua produção através da sua plataforma Steam. Mesmo assim, o jogo teve ainda direito a uma página na plataforma e imenso apoio de várias fontes. Mas, como seria de esperar, quem não gostou desta iniciativa foram os poderes de topo por detrás da marca Star Wars e da série Battlefront: a Lucasfilm e a Electronic Arts.

“No passado dia 22 de Junho, 2016, recebemos uma carta da Lucasfilm”, diz o director Tony Romanelli da Frontwire, “pedindo que parássemos de imediato a produção de Galaxy In Turmoil com qualquer propriedade intelectual relacionada com Star Wars”. Apesar de Romanelli ter pedido uma reunião positiva com a Lucasfilm, Battlefront está nas mãos da EA e de lá não deve sair tão depressa, até porque a mesma não demonstrou interesse neste projecto da Frontwire, mesmo perante a abertura dos executivos da Lucasfilm.

Assim, Galaxy in Turmoil até poderá continuar como projecto inspirado no universos Star Wars, mas deverá remover toda e qualquer referência a personagens, nomes, localizações, veículos e objectos da Saga, tornando-se um jogo original sem qualquer ligação óbvia ao jogo que a produção projectava.

E certamente que não terá o mesmo impacto e interesse geral. Mesmo assim, a produção anunciou que o jogo se manterá gratuito e os planos para uma futura Beta mantém-se, com uma aposta no crowdfunding num futuro próximo.

Comentários

Comentários