Fundador da CD Projekt RED desmente interesse de compra pela EA

witchernotonEAwasd

Não seria de estranhar a Electronic Arts estar interessada em comprar uma das melhores produtoras actualmente no mercado. No entanto, não deixaria de ser perturbador se isso acontecesse, uma vez que a CD Projekt RED sempre se afirmou independente e lutadora activa por essa mesma independência. Felizmente, perante um rumor nesse sentido que começou a circular ontem, foi publicado um comunicado oficial a desmenti-lo categoricamente.

A produtora da série de sucesso The Witcher e de outros jogos, é um alvo apetecível no mercado. Tendo fundado recentemente a sua própria plataforma de venda e publicação online, GOG.com, além de ser uma das poucas produtoras independentes que luta por alterar o paradigma da indústria dos videojogos, a CD Projekt RED está nas bocas do mundo.

A possível negociação da Electronic Arts pela compra da CDPR surgiu de um rumor publicado pelo site Dark Side of Gaming, tendo-se espalhado rapidamente pela Internet à velocidade de um click. Os rumores valem o que valem, mas como a potencial fonte era um funcionário anónimo da CDPR (que até apresenta um recibo de vencimento), esta história ganhou forma. O funcionário dizia que “um representante da EA” estava a visitar as instalações da CDPR e como não estariam para lançar nenhum jogo, “só pode significar que vieram para comprar” a CDPR.

É de esperar o interesse comercial de um dos grandes da indústria na crescente CDPR. Seria, porém, um enorme retrocesso na política irreverente da produtora e editora, deixar-se vender à maior empresa do meio, com um histórico recente pouco positivo de extinção de estúdios e alterações controversas de estratégias.

De modo a acalmar os fãs (e também o mercado em si), o fundador da CDPR e do GOG.com, Marcin Iwiński, emitiu uma resposta oficial nos fóruns da CDPR de modo a desmentir o rumor. Se é mesmo um desmentido ou apenas controlo de informação, não sabemos, mas a mensagem é categórica: “Não estamos em conversações com ninguém para vender a CD Projekt RED ou GOG.com. Ponto final.” E acerca do tal recibo de vencimento, Iwiński diz que “é falso” e não foi emitido pela CDPR. A potencial visita oficial da EA, porém, não é (nem iria ser) comentada pelo fundador.

Ainda temos esperança de um dia possamos colocar Geralt of Rivia a marcar golos num jogo FIFA Football como na imagem acima… ou nos Sims a decorar a casa dele… Ou então não…

Comentários

Comentários