Frostbite mostra simulação de cabelo impressionante

frostbite-logo-img.900x

A busca pelo realismo visual é uma constante nesta indústria. Já em muitas ocasiões, o motor gráfico proprietário da Electronic Arts demonstrou capacidades impressionantes. Contudo, esta demonstração de simulação de cabelo no Frostbite é qualquer coisa.

E, sim, o cabelo das personagens nem sempre teve as melhores representações nas personagens, sobretudo femininas. Em muitos casos, os modeladores preferem “colar” uma textura de madeixas com fundo transparente na cabeças das figuras, de modo a dar algum volume. Noutras ocasiões, os fios de cabelo são modelados usando alguma dose de cálculos de física, como é o caso da tecnologia Nvidia Hairworks. Mas, parece que o Frostbite vai mais além no que toca ao realismo.

Não é que a manequim ganhe algum prémio de elegância na sua locomoção, mas o objectivo era só mesmo mostrar como cabelo reage aos movimentos e à gravidade. O efeito é realmente fantástico. O motor Frostbite já nos trouxe grandes momentos visuais em séries como Battlefield, Need For Speed ou Star Wars: Battlefront. Vejamos agora quando é que veremos um próximo jogo com este realismo implementado.

A modelação de seres humanos é das mais exigentes num videojogo. O nosso cérebro é exímio a distinguir os movimentos naturais dos sintéticos. Este vídeo mostra um passo em frente neste objectivo, confundindo-se com a realidade. Em vez de ser necessário modelar cada movimento do cabelo à mão, esta tecnologia consegue calcular todas as físicas no rendering, tornando os modelos mais realistas e facilitando o trabalho dos artistas.

Comentários

Comentários