Forspoken ficou claramente aquém das expectativas

Forspoken (8)

Não foi propriamente um jogo bem recebido pela crítica e os fãs também não o avaliaram muito bem. As críticas a Forspoken não o retrataram bem e isso reflecte-se na única forma que temos de avaliar o seu actual sucesso.

Na nossa análise, dissemos que “é um jogo com óptimo potencial, estragado por decisões falíveis ou, simplesmente, pouco trabalhadas”. Um jogo francamente mediano e que não viveu à altura do Hype criado pela Square Enix em seu redor.

Ora, como a editora nipónica não revelou ainda dados da sua prestação em vendas, não sabemos ao certo se vendeu, pelo menos, o que estava previsto. O que é certo é que o jogo até atingiu o Top 10 de downloads em Janeiro na PlayStation Store, mas não foi observado nenhum sucesso avassalador nos tops de outros lados.

No Steam o jogo nunca atingiu o top 10 dos mais vendidos, nem mesmo na sua semana de lançamento. O máximo número de jogadores simultâneos foi de apenas 12.579 nos primeiros dias, tendo uma média actual diária muito baixa, na ordem dos 400 jogadores simultâneos a nível mundial.

Curiosamente, nota o site VGC, na mesma semana Hi-Fi Rush um jogo que nos surpreendeu tanto, não teve nem um terço da promoção ou do hype, sendo lançado no mesmo dia do seu anúncio, mesmo assim alcançou o dobro das vendas de Forspoken nesta plataforma para PC, chegando ao oitavo lugar no número de jogadores.

Depois de flops financeiros e de conceito como Outriders, Marvel’s Avengers ou o defunto Babylon’s Fall, havia esperanças que Forspoken fosse o jogo da “redenção” para esta táctica de “ocidentalização” da Square Enix. Contudo, fica claro que a empresa não está a conseguir triunfar fora da sua zona de conforto, optando mesmo por vender activos que já se tinha apercebido não serem o seu forte.

Comentários

Comentários