Fim de uma era? Microsoft não marcará presença na E3 2023

E3-2023-WASD

Nos anos anteriores, algumas das grandes empresas de jogos evitaram a E3. O maior evento de entretenimento do mundo não contará este ano com a presença de uma das suas maiores defensoras: a Microsoft.

Ao site IGN, um representante da Microsoft confirmou, de facto, que a gigante de software, mais precisamente a sua divisão Xbox, não terá um stand no espaço aberto ao público, sendo uma notória regressão no seu constante apoio às várias edições deste evento.

De facto, quando Electronic Arts, Sony PlayStation, Activision e outros “grandes” deixaram de participar na E3, a Microsoft Xbox fez sempre questão de marcar presença, com espaços físicos e conferências. A dada altura, chegou mesmo a usar isso como “arma de arremesso“.

Ainda assim, a Microsoft pretende dar suporte ao evento participando com uma conferência digital, no âmbito da chamada “E3 Digital“. O seu habitual programa de novidades Xbox Games Showcase terá lugar no dia 11 de Junho, fazendo parte do calendário de eventos digitais da E3… mas não é, claramente, a mesma coisa.

Este ano seria especial para a organização do evento, a ESA. Depois de anos incertos por causa da pandemia, com cancelamentos e alterações de formato, este seria o ano em que o público voltaria a marcar presença num evento misto para a indústria e público em geral. Até porque, no ano passado, a E3 voltou a ser cancelada e mudou de organizadores.

Contudo com a ausência dos principais “players” no espaço, parece que a E3 estará cada vez menos relevante. Numa era digital, as marcas parecem preferir os seus próprios eventos de produção interna, num formato muito mais suportável (digital) e em datas que farão mais sentido em termos de lançamentos. Por outro lado, as exigências da organização em anos anteriores parecem ter afastado muito do interesse das principais produtoras e editoras.

E3 2023 acontece em Junho deste ano, 13 e 14 (profissionais), 15 (profissionais e público geral) e 16 (público geral). O plano dos eventos, espaço e várias outras informações já está disponíveis no site oficial em www.e3expo.com.

Comentários

Comentários