FIA Motorspost Games prefere Assetto Corsa a Gran Turismo

12

Um dos maiores eventos deste ano de eSports em desporto motorizado, o FIA Motorsport Games 2022, teve uma mudança de “ares”. Depois de usar Gran Turismo como plataforma, agora opta por Assetto Corsa.

A primeira (e única) edição de 2019 da prova oficial de eSports da Federação Internacional de Automobilismo usou Gran Turismo Sport como plataforma de jogo para as provas oficiais.

Como até à data não tinha havido nenhuma comunicação oficial, muitos foram levados a crer que este ano Gran Turismo 7 seria o escolhido. Com dois anos de hiato, porém, a FIA anuncou que, afinal, a sua escolha para recriar virtualmente o campeonato do mundo de GT3 vai para o jogo da produtora Italiana Kunos Simulazioni.

Nesta edição, haverá um formato de eliminatórias no circuito Paul Ricard (França) para 80 pilotos virtuais. Depois, serão encontrados 20 finalistas, ao contrário dos anteriores 16 possíveis em Gran Turismo, para uma corrida final, onde um deles, claro, será o vencedor.

Em nada esta decisão tira ou dá mérito a nenhum dos jogos. Ambos são excelentes simulações do mundo automóvel, com Assetto Corsa Competizione claramente a apostar no GT3 como disciplina-bandeira, ao contrário de Gran Turismo, que aposta numa maior polivalência. Aliás, é bem possível que Competizione tenha sido escolhido por causa deste foco em GT3 e GT4. Por outro lado, todos sabemos que estas decisões giram em torno de garantias e patrocínios.

Ainda assim, é uma perda para a Polyphony Digital e para a Sony PlayStation. Apesar de vários novos patrocínios em GT7, a perda do evento oficial e do patrocínio da FIA é assinalável, ainda para mais com a enorme pompa e circunstância com foi anunciada esta parceria em 2019.

Assim, o evento FIA Motorsport Games 2022 terá como suporte o jogo Assetto Corsa Competizione. Terá lugar de 26 a 30 de Outubro deste ano em Marselha, França.