FeelReal – Sente o vento, calor e odores enquanto jogas

1081

A realidade virtual, apesar de ainda não estar realmente disponível ao público, está atingir patamares nunca vistos na indústria dos videojogos. Os “capacetes” virtuais andam de boca em boca e a sua popularidade não pára de crescer. Várias empresas de renome, como a Razer e a Sony PlayStation estão, neste momento, a trabalhar no seus modelos. Mesmo dando uma percepção espectacular de estarmos dentro do jogo, porém, faltam sempre alguns pormenores que podiam dar mais imersão. 

A jogar Skyrim, por exemplo, gostava de sentir o vento frio de Winterhold. Por outro lado, em Far Cry 3, gostava de sentir aquele calor tropical e porque não também o cheiro a borracha queimada de Forza Horizon?

É isso que FEELREAL tenciona proporcionar. Esta máscara tem imensa tecnologia no seu interior. Ora vejamos: dois microcoolers para gerar vento, dois microheaters com detecção de temperatura e que geram calor, pequenos motores para vibração, um sistema capaz de produzir vapor de água, um microfone bluetooth e, por fim, um gerador de odores com 7 cheiros únicos que podem ser recarregados. Os cheiros incluídos têm o odor de selva, oceano, flores, fogo, pólvora, afrodisíacos e borracha queimada. Haverá ainda outras fragrâncias que poderão ser compradas à parte. 

https://www.youtube.com/watch?v=sZOx-mEqbuk&feature=youtu.be

Mas, afinal, o que quer dizer tudo isto?
Qualquer programador pode usar as ferramentas disponibilizadas pelo FEELREAL para fazer disparar os vários mecanismos, seja a jogar ou a ver um filme, recriando o que estamos a ver: vento, chuva  ou calor. Apesar de ser compatível com o Project Morpheus (Sony), Oculus Rift (Facebook) e Gear VR (Samsung), requer sempre uma adaptação extra.

Ainda não há data certa para o lançamento mas o seu preço, apesar de não ser bem explicado no site, parece rondar os 300 dólares. Existirão também três tamanhos, no entanto, mais uma vez, não são reveladas as dimensões específicas de cada um.
A empresa por trás do FEELREAL esteve este ano na Game Developers Conference e registou algumas reacções do público ao testarem o protótipo.

Fonte: Site oficial