Fãs de Red Dead Online estão descontentes com a Rockstar

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Não basta só criar um “jogo como serviço” e esperar que cresça por si só. Dada a imensa oferta, o empenho dos jogadores tem de ser compensado com conteúdo. Mas, a Rockstar Games não parece muito empenhada com Red Dead Online.

O modo multi-jogador de mundo aberto de Red Dead Redemption 2 capitalizou bastante nas lógicas e, claro, na popularidade de Grand Theft Auto Online. Aliás, seria de esperar que a Rockstar apostasse numa estratégia paralela de adição de conteúdo e suporte para os dois jogos. Obviamente, GTA Online é um “monstro” popular de longa data e RDO precisava de angariar a sua base de jogadores. Mas, nada fazia prever que isso não aconteceria e muito menos que a adição de conteúdo deixasse de acontecer.

Ora, desde Julho de 2020 que RDO não recebe uma actualização. E mesmo essa actualização de conteúdo, “Blood Money” foi recebida com algum desapontamento. O que parece ter despoletado uma mudança de estratégia para a Rockstar, porque nunca mais houve algo novo para o jogo. No outro lado, GTA Online continua a receber actualizações e adições, sendo a mais recente chegado ao jogo no mês passado.

Esta situação gerou imensa satisfação entre os jogadores, especialmente o que se dedicaram a este modo online. Um pouco por todo o lado, especialmente nas redes sociais e comunidades dedicadas, surgiram várias mensagens de insatisfação, com a hashtag #SaveRedDeadOnline a entrar no top de popularidade da rede Twitter.

O que os jogadores reclamam, não é apenas a falta de conteúdo. Se calhar mais grave é a inexplicável ausência de comunicação por parte da Rockstar, mesmo perante os apelos dos fãs. Mesmo a muito esperada newsletter de 6 de Janeiro foi algo desapontante para quem esperava algo mais substancial para RDO. Basicamente, a Rockstar planeia meros eventos para obter pontos e divisa em jogo e nada mais.

Ao contrário de GTA Online, Red Dead Online sempre pareceu ser o “patinho feio” dos jogos online massivos da empresa. As suas adições de conteúdo foram mais espaçadas e moderadas e a comunidade não cresceu ao nível da sua franquia “irmã”. Mesmo assim, como é lógico, há sempre um grupo de dedicados que esperava mais.

A sua era histórica e o seu mapa são, de facto, mais despojados de oportunidades para missões com a mesma escala de GTA Online. Ainda assim, há imenso potencial para criar missões e campanhas para entreter os jogadores. Só que a Rockstar parece ter desistido deste rumo. Assim sendo, os esforços destes fãs para tentar “salvar” o jogo, poderão ser em vão.