Fantásticas demonstrações gráficas vindas da GDC 2018

raytracingepicgames

A conferência anual de produtores de videojogos GDC costuma trazer algumas demonstrações interessantes de tecnologia. Desta vez, foram as equipas da Epic Games, Nvidia e Microsoft que trouxeram impressionantes demonstrações técnicas baseadas em franquias conhecidas.

Muito habituada a estar na vanguarda do que de melhor se faz a nível de efeitos visuais, a demonstração mais impressionante vem do universo Star Wars. A Epic Games trabalhou em conjunto com a ILMxLAB e a Nvidia para criar esta impressionante cena criada na mais recente versão do Unreal Engine. Aqui, entre outros pormenores, poderão observar uma técnica de representação de reflexos (ray tracing) usada pela primeira vez em pré-renderização para jogos, mas que também pode ter aplicação em cinema ou vídeo. O resultado é impressionante.

 

Também a produtora 4A Games aliou-se à equipa da divisão DirectX da Microsoft e à Nvidia para trazer a sua própria demonstração tecnológica. Desta feita, a demonstração baseia-se no jogo Metro: Exodus e visa mostrar as capacidades do hardware da próxima linha GPUs da Nvidia, Volta que poderá equipar também futuras consolas de videojogos. Uma vez mais, a principal técnica demonstrada impressiona pelos reflexos e efeitos de luz criados em tempo real, também via ray tracing.

É de notar que tudo isto foi criado com motor gráfico da versão actual em produção do jogo. Este Metro: Exodus, infelizmente está um pouco longe. Ainda não tem data concreta de lançamento, mas está previsto para o próximo Outono na PlayStation 4, Xbox One e PC.

 

Comentários

Comentários