Falta de placas gráficas Nvidia deverá continuar

geforce_rtx_3070_3080_3090

Quem nestes dias estiver a procurar fazer um upgrade à sua gráfica, estará com muitas dificuldades em conseguir alguma placa de alta-performance. Depois da AMD ter dito que a escassez de chips não deveria melhorar em 2021, parace que a rival Nvidia irá pelo mesmo caminho.

Embora muitas vezes a “culpa” da falta de placas no mercado seja apontada à elevada procura destas peças de hardware, na verdade essa culpa tem de ser dividida em várias questões. Sim, tanta gente em casa tem provocado uma procura sem precedentes por componentes, especialmente hardware informático e, claro, placas gráficas. Por outro lado, a febre pelas criptomoedas tem aumentado a procura por gráficas para processar essas moedas digitais.

Para completar a conjectura, a produção de chips, de facto, não tem atendido à procura. O problema foi causado pela COVID-19 que praticamente encerrou as principais linhas de produção, que ainda hoje estão com dificuldades para retomar a normal actividade. Actualmente, segundo o site Digitimes, o chip “Ampere” da Nvidia, produzido pela Samsung também não estará a ser produzido em quantidades razoáveis.

Ainda assim optimista, a Nvidia veio recentemente (pela CFO Colletee Kress numa conferência) dar a entender que a situação poderia reverter-se neste ano, com uma maior oferta de placas e até algumas medidas excepcionais em novos modelos para tentar limitar o efeito da procura dos “miners”. Não só o seu lendário software “anti-mining” que era “inquebrável” já foi, de facto, quebrado, como as suas expectativas são exageradas.

Segundo o mesmo site Digitimes, a ideia que o stock de gráficas seria reposto no primeiro trimestre do ano avançada por Kress, é praticamente impossível de cumprir. O segundo trimestre também não parece que seja muito melhor, com a forte possibilidade da Nvidia “lutar” para continuar a satisfazer a procura.

Nos próximos meses, prevê-se que tanto a AMD como a Nvidia continuem a apresentar novos modelos de gráficas, cada vez mais acessíveis em preço e com menor performance. A ideia será diminuir a procura por GPUs mais potentes, aliviando um pouco a produção dos chips “high end”. Depois da “humilde” AMD Radeon RX 6700XT, a Nvidia lançou neste mês a sua resposta com a GeForce RTX 3060. Alguns rumores apontam ainda para uma possível RTX 3050Ti no horizonte. Seja como for, por mais que lancem modelos, se não há stocks, de pouco servem.

Comentários

Comentários