Fallout 76 não está a ter o sucesso esperado

sad-pip-boy-2

É perfeitamente discutível se o rumo online dado à série precisa de amadurecer, ou se são os fãs que não apreciam de todo esta sua nova aposta. O que é certo é que análises como a nossa, apontam para uma crise de identidade em Fallout 76. E isso nota-se nas vendas.

Nessa nossa análise, dissemos que Fallout 76 “precisa de correcções”, mas tem “todos os ingredientes que tanto gostamos, com as devidas cedências, é certo”. E a Bethesda está atenta às críticas dos imensos bugs e erros detectados nestes primeiros dias.

A prova disso mesmo foi uma enorme actualização de 48 GB lançada ontem. Esta veio corrigir muitos dos problemas de performance que detectámos, bem como aprimorar mecânicas e resolver outras questões. E mais correcções estão prometidas.

Só que não parece que sejam apenas os bugs que afectam este jogo. Também na nossa análise ficou claro que o maior problema neste título é que não está bem definido. Dissemos que o jogo é como “um Fallout 4 com elementos online”, o que traz consigo “profundas falhas de adaptação do conceito” da série num MMO. Talvez por isso, muitos fãs tenham decidido saltar esta edição.

Diversos sites replicaram a nossa insatisfação do conceito, atribuindo avaliações e pontuações bastante baixas, nem tanto por causa dos bugs. No site Metacritic, também os jogadores não pouparam as críticas, ultrapassando um milhar de meta-análises negativas, algumas delas a mencionar pedidos de reembolsos.

Segundo dados divulgados por diversos sites Britânicos, só no Reino Unido, Fallout 76 registou uma abismal redução em 82.4% das vendas, comparando com Fallout 4 de 2015. Ainda não há dados concretos em outros países mas a tendência parece ser igual no resto do mundo. Obviamente, estes dados são referentes a vendas de formato físico.

Contudo, esta quebra também deverá reflectir-se no mercado digital. Ainda é um pouco cedo para falar nas vendas das lojas digitais nas consolas. Por causa da decisão da Bethesda de não disponibilizar o jogo na plataforma Steam para a venda online e por não temos dados disponíveis via Bethesda Softworks Store, também não temos informação concreta de vendas digitais no PC.

No entanto, se a produção ainda não divulgou nenhum destes dados, talvez os números não sejam muito interessantes. Já passou uma semana e, por esta altura, os grandes sucessos são amplamente divulgados, com as produções a gerar “gloriosas” notas para a imprensa com essa informação.

Recordamos que, não só ainda faltam celebrar a Black Friday e o Natal, altura em que as vendas realmente disparam, como tivemos importantes e muito populares lançamentos na concorrência nestes últimos dias. Contudo, este é um Fallout. E nada fazia prever este descalabro aparente. Vejamos como se safa até ao final do ano.

Comentários

Comentários