Falhas de abastecimento de PS5 obrigam a produzir mais PS4

playstation-ps4

Não é novidade nenhuma que continua a ser difícil comprar uma PlayStation 5. Não tem tanto a ver com o preço, mas sim com a falta geral de stocks da consola, um dos muitos dispositivos afectados pela falta de componentes electrónicos.

Por esta altura, com mais de um ano de vida, seria de esperar que a produção das consolas anteriores, as PlayStation 4 estivesse quase a terminar. Afinal, o produto mais apetecível é sempre o mais recente e evoluído. A própria Sony já tinha desacelerado a produção de PS4 em meados de 2021.

Por causa do enorme sucesso de vendas que foi a PS5, os stocks “voaram” das prateleiras reais e virtuais. Contudo, como já dissemos, também a escassez de componentes electrónicos no mercado, um dos efeitos da pandemia e de outros factores, fez com que a reposição de stocks da nova consola fosse mais lenta que o previsto. Há ainda que esteja esteja à espera da sua PS5. Isto, se não estiver disposto a dar muito dinheiro por ela no mercado paralelo com preços inflaccionados.

Talvez por causa disso mesmo, a Sony terá alegadamente decidido voltar-se para o modelo anterior. Segundo avança o site Bloomberg, a Sony terá informado os seus parceiros que continuarão a produzir novas consolas PS4, resultando em mais 1 milhão de consolas disponíveis até ao final deste ano.

Esta é uma medida que conseguimos perceber ter vários objectivos. Aumentando a produção de mais PS4 alivia a procura pela PS5, ajudando a quem procura equipamento de entretenimento por uma alternativa disponível. Por outro lado, mantém as linhas de produção para suportar o fabrico da nova consola. E ainda temos de pensar que produzir PS4 será sempre menos dispendioso para todos.

Para a Sony Interactive Entertainment, o período de real transição entre a PS4 e a PS5 será de três anos. Contudo, dadas estas circunstâncias, é bem possível que este prazo seja alargado. É de notar que os jogos mais recentes desenvolvidos para a PS5, estão também a ser lançados na PS4, claramente para dar o devido suporte para esta transição.

Comentários

Comentários