Falemos dos grandes novos títulos da PlayStation 5

ps5-console-3

Que grande noite tivemos ontem no PlayStation Showcase 2021. Foi, provavelmente, uma das melhores apresentações deste ano, mesmo depois dos mega-eventos que já tivemos. E temos de falar dos principais anúncios deste evento.

Tudo bem, a maioria dos jogos só chega no próximo ano, o que foi um ligeiro “murro no estômago” depois de cada apresentação fantástica. Torna 2021 algo vazio em termos de grandes lançamentos, isto mesmo já tendo óptimos jogos lançados neste ano e ainda alguns a caminho nas próximas semanas.

A expectativa era elevadíssima, até porque a PlayStation 5 continua a crescer em popularidade e precisa de bons títulos para puxar pelo hardware. Se até agora tivemos poucos jogos realmente next-gen, isso vai mudar com os PlayStation Studios (e não só) a “engrenar” com novos títulos. E alguns saltam mesmo à vista.

Star Wars: Knights of the Old Republic – Remake

Para primeiro vídeo do showcase, como dissemos no resumo, foi logo uma “bomba”. O logótipo da Lucasfilm Games não deixava dúvidas que seria um jogo de Star Wars, com a Aspyr também a ser um bom sinal, tratando-se de uma experiente produtora a trazer clássicos da franquia para os PCs modernos. Mas, desenganem-se se pensavam que esta seria uma remasterização do clássico da Bioware.

Acreditamos que o seu ADN original se mantenha, mas a produção já confirmou que este é mesmo um completo Remake recriado de raiz e com muitas novidades em todos os campos. Infelizmente, só temos o tal teaser e não há muito mais para mostrar além do grande estilo de Darth Revan, o protagonista do jogo.

O que podemos dizer deste RPG com cerca de 20 anos? É, ainda hoje, tido como um dos melhores títulos de Star Wars de sempre. Um Role Play Game de imensa qualidade de escrita e imersão no vastíssimo lore da Saga, passado milhares de anos antes dos filmes e com uma excelente construção de personagens e eventos. Assim, a fasquia para a Aspyr é muito elevada, muito por causa da legião de fãs dedicados que KotOR ainda possui.

Uma boa perspectiva é que este remake possa significar que a sua história passará novamente a ser cânone nesta era Disney Star Wars. Muitos dos jogos e outros suportes no chamado “Expanded Universe” que fossem além das trilogias de filmes, KotOR incluído, passaram ao estatuto de “Lendas”, removidas da história considerada canónica. Algumas porções desta história de KotOR e algumas personagens já era tidas como cânone, uma vez que o MMO Star Wars: The Old Republic já tinha abordado essa era. Agora, poderemos ter uma reinserção completa na história oficial.

Notem que o jogo é apresentado pela Sony Interactive Entertainment, sendo uma edição exclusiva para PlayStation 5. Contudo, o jogo também será lançado no PC e, ao que tudo indica, esta exclusividade PlayStation parece ser apenas temporária. É bem possível que a Lucasfilm não queira perder a oportunidade de chegar a outras plataformas, resta saber quanto tempo durará esta restrição.

As más notícias é que este título está ainda muito prematuro na sua produção. Considerando a sua dimensão, deverá demorar ainda bastante tempo até que nos chegue. A produção espera ir mostrando imagens do seu progresso, mas nada está prometido, nem sequer uma janela temporal para esperar.

Gran Turismo 7

O director desta série, Kazunori Yamauchi, é assim. Um jogo que “devia” ser um título de lançamento da PlayStation 5, está a demorar. Nada de novo se virmos o histórico de lançamentos nesta série, especialmente nos jogos mais recentes. Dizem que o que é bom leva tempo a conceber, a série Gran Turismo da Polyphony Digital é um óptimo exemplo desta máxima.

Tal como brincámos no resumo do Showcase, na sua magnanimidade, Yamauchi lá nos deixou ver um pouco do jogo. E era mais que óbvio que não podia ser um mero vídeo de jogabilidade, tinha de ser um cuidado showcase visual, com uma introdução épica, como só Yamauchi saberia criar. Depois do deslumbre artístico, tivemos oportunidade de ver um pouco mais do seu conteúdo.

A grande novidade deste vídeo, obviamente, é a sua data de estreia. Não, não vamos ter o jogo neste ano, com muita pena nossa. Março de 2022 parece muito longe, especialmente porque temos ouvido falar deste jogo desde o ano passado, aparentemente já na altura numa fase bastante avançada de produção (para muitos, parecia praticamente finalizado). Mas, temos de recordar o perfeccionismo de quem está a produzi-lo.

Segundo foi dado a entender, está de volta o “culto” ao automóvel, um tema que nunca mudou nestes 25 anos de Gran Turismo. Várias décadas de modelos e gerações de automóveis estarão recriados, numa celebração da cultura de competição e lazer deste universo, sem esquecer o design e a engenharia. E é óbvio que a personalização de mecânica e peças terá um foco central no tuning do automóveis.

Estão de regresso diversos “emblemas” da série, com uma campanha a solo que convida a uma jornada pelas estradas recriadas de forma quase insana, com bólides igualmente detalhados ao mais ínfimo pormenor. Há um novo editor de pintura bastante complexo e cheio de opções e novo um modo de fotografia Scapes com muitas mais opções com 43 países e 2300 localizações possíveis.

Estão de regresso circuitos lendários como Trial Mountain ou High Speed Ring, dois clássicos desta série, além de outros locais muito detalhados, até na sujidade da pista. A meteorologia terá também um papel importante na imersão e na condução. Para conduzir, temos imensos automóveis, regressando o espírito de coleccionismo para expandir a garagem com mais veículos, regressando também os stands de compras de carros novos e “usados”, alguns bem valiosos.

Marvel’s Wolverine

Foi uma tremenda surpresa. Mostra que o interessante compromisso da Sony PlayStation com a Marvel ainda se mantém. Contudo, numa altura em que pensávamos que as restrições e direitos nunca proporcionariam este momento, temos um novo título de produção interna e exclusivo de uma franquia que ninguém podia prever.

Wolverine é um mutante pertencente à série X-Men. Como devem saber, a Sony detém os direitos de algumas personagens da Marvel, inclusive Spider-Man e Venom (já lá vamos). Agora, as personagens e histórias de X-Men, anteriormente pertencentes à cadeia Fox, foram recentemente adquiridas pela Disney. Pelo que um título de produção Sony de Wolverine é uma verdadeira surpresa.

É óbvio que teria de ser a Insomniac Games a produzir este título, depois do óptimo tratamento que deu aos jogos do aranhiço. Segundo a produção, conversas sobre trazer Logan para um videojogo já aconteciam desde a produção de Spider-Man. Na verdade, parece que a ideia veio da própria Insomniac, com o intuito de manter a imagem de marca do anti-herói, usando toda a experiência da produtora.

Ao que parece, este será novamente um jogo muito baseado na narrativa com a equipa a tentar criar “algo especial” para Logan e companhia. Infelizmente, não há muito para mostrar além do fantástico teaser. Não esperem algo sobre este jogo antes do próximo ano, possivelmente até só para 2023.

Marvel’s Spider-Man 2

Que me desculpem os dois aranhiços, o grande (enorme) destaque deste próximo jogo é Venom. O grande vilão da mitologia do Homem-Aranha só muito recentemente voltou a merecer atenção, com um filme que receberá uma sequela brevemente. Tirando isso, o célebre simbyote extraterrestre nunca teve grande exploração do seu enorme potencial. Parece que agora, está finalmente em destaque, também neste próximo jogo da Insomniac.

Ok, tudo bem, há outros destaques a ter em conta. Percebemos que a jogabilidade será baseada no trabalho em equipa entre Peter Parker e Miles Morales, no que poderá antever um possível modo cooperativo para dois jogadores. Também gostámos de ver o famoso fato especial com os Iron Arms mais amplamente usado. Ainda assim, o vídeo partilhado tem uma certa falta de detalhes, tornando-se apenas um teaser. Afinal, o jogo só será lançado em 2023 e ainda faltará muito para fazer.

A colaboração entre a própria Insomniac e a Marvel parece bastante estreita, permitindo explorar os vários mundos e histórias possíveis neste vasto universo. Uma vez mais, a produção fala de tentar explorar, não apenas o papel dos super-heróis na trama, mas também dos seus alter-egos por detrás da máscara e as relações pessoais dos mesmos.

E, em princípio, não será apenas Venom a opor-se aos aranhiços. Aliás, nem fica muito claro qual será o papel do symbiote. No passado, o seu estatuto não foi sempre de vilão na banda-desenhada e em outros meios. Muitas vezes foi mesmo o herói contra ameaças bem piores. É bem possível que seja apenas um ponto pivotal na história, até porque a produção fala de “vilões”, no plural.

God of War: Ragnarok

Já estávamos preocupados porque nunca mais víamos nada sobre este jogo. Teasers, muitos rumores, nada de imagens ou trailers. Finalmente, Kratos e Atreus reapareceram para nos tentar mostrar o que aí vem. Tal como previsto, a dupla vai combater as forças de Asgard para tentar evitar o infame cataclismo da mitologia nórdica, o chamado Ragnarok. Foi algo previsto no final do jogo anterior e que se confirma no novo trailer.

A demanda é também de satisfazer a curiosidade de Atreus sobre o papel de Loki nesta trama toda. Para isso, Kratos, o seu filho e o sábio Mimir reencontram diversas personagens do jogo anterior, mas também conhecem outros Aesir desta vasta mitologia. Thor é o mais evidente, com o seu Mjolnir bem visível numa das cenas e Freya surge aqui como antagonista. Mas, há mais, com os diálogos a anteverem um encontro explosivo com o próprio Odin.

Segundo a produção, esta é uma aventura de escolhas, o que deixa antever alguma possível repercussão dos caminhos escolhidos pelos jogadores. Na história anterior, há alguns momentos em que sentimos que podíamos decidir as coisas de uma forma algo diferente. Esperemos que neste próximo jogo haja algum poder de decisão com os devidos desenlaces.

A principal evidência que algo não está bem neste mundo mitológico é que os ventos gelados do Fimbulwinter chegaram e os heróis terão de percorrer alguns locais com trenó, ao invés da conhecida barcaça. Contudo, fica também claro que a jogabilidade única do jogo anterior está de volta, com célebre machado de Kratos e outras armas poderosas, inclusive o arco e a adaga de Atreus, todos imbuídos pelos poderes das runas. A produção fala de uma jogabilidade familiar com algumas novidades.

Estaremos de volta à lógica de visitar os 9 reinos… todos eles, desta vez. Conforme se recordarão, alguns destes reinos estavam bloqueados no jogo anterior (Vanaheim, Svartalfheim e Asgard), abrindo a porta para esta sequela. Desta feita, todos os reinos estão disponíveis para visitar, novamente viajando através dos portais abertos pela “árvore da vida”, Yggdrasil. Como no jogo anterior, cada reino tem o seu bioma e inimigos únicos, além de missões exclusivas para enfrentar.

A espera tem sigo algo longa. Esta sequela mais que justificada pelo incrível sucesso do primeiro título, chegará no próximo ano, depois de entrar em produção logo em 2018. O Santa Monica Studio nunca nos desapontou com os seus mais recentes títulos e aguardamos com imensa expectativa por mais novidades. Como primeiro contacto, porém, foi verdadeiramente entusiasmante. Venha 2022.

Comentários

Comentários