Faleceu a voz portuguesa de Deacon St. John em Days Gone

2019_02_25_0414

O actor que emprestou a voz ao protagonista do jogo Days Gone na versão Portuguesa, Filipe Duarte, faleceu hoje com 46 anos, vítima de doença súbita. O WASD teve a oportunidade de o entrevistar na apresentação do jogo e recorda essa sua prestação.

Já tinha feito dobragem em filmes e séries, mas em videojogo, Days Gone foi a sua primeira experiência. Filipe dizia-se “uma máquina”, um “animal” de dobragens. O actor identificou-se com o protagonista Deacon St. John partilhando o espírito de motoqueiro e outros traços de carácter. Na nossa memória ficou uma conversa bastante cordial e descontraída, de uma pessoa apaixonada pela sua profissão e entusiasmada por esta nova experiência. Recordem a nossa entrevista na íntegra, seguindo este link.

O esforço da Sony Interactive Entertainment Portugal em localizar os seus principais jogos para Português, sempre nos trouxe boas prestações de vários actores consagrados da nossa “praça”. E o Filipe não era só conhecido das novelas nacionais da TVI e SIC, também era conhecido por alguns trabalhos de voz-off, como por ser o carismático Lorde Farquaad no filme de animação “Shrek”.

Em jogo, para nós, o Filipe fez um trabalho exímio. O “nosso” Deacon Português é uma personagem forte, por vezes rude, outras vezes tão emocional, sem poupar palavras ou entoação, afinal tão essenciais para um trabalho de dobragem. Se tivermos de comparar, a prestação do Filipe em nada fica aquém do actor original que é dobrado.

O WASD estende as mais sinceras condolências para a família do actor. O Filipe ficará, para nós, imortalizado como Deacon St. John para sempre.

Comentários

Comentários