Estúdio do remake de Until Dawn terá sofrido com despedimentos
O remake de Until Dawn ainda está para chegar mas, ao que parece, o estúdio responsável, Ballistic Moon terá sido alvo de alguma restruturação que resultou em despedimentos. A cerca de um mês do lançamento pode ser um duro golpe.
Regra geral, as más notícias “correm depressa” mas não é muito comum ouvir dizer que uma produtora que ainda não lançou um jogo já está a despedir. Em muitos casos, espera-se pelos resultados de crítica e consequentes vendas para tomar decisões. Há até casos de produtoras que são salvas das restruturações porque os jogos são bem sucedidos. Não acreditamos que o remake de um jogo relativamente mediano possa atingir níveis de vendas avassaladores mas, enfim, pelo vistos há quem não queira esperar.
Segundo o fórum Resetera, alguns elementos do estúdio (pelo menos dois) partilharam nas redes sociais que foram despedidos da produtora, com um deles a expressar o desejo de se “cruzar com outros membros dessa família” em projectos futuros, o que parece indicar que mais elementos terão sido afastados. Até à hora deste artigo, não houve qualquer anúncio oficial e duvidamos sinceramente que haja algum nos próximos dias para não perturbar o lançamento do jogo.
Sejam dois ou mais, é de péssimo tom que hajam despedimentos mesmo antes de um lançamento. É possível que estes elementos sejam de facto, redundantes para o estúdio mas o timing é horrível. Todavia, o timing é mau desde há anos com as restruturações internas de vários estúdios e editoras a despedir milhares de funcionários, depois de uma campanha desenfreada de contratações durante a pandemia.
Como comentam os utilizadores do fórum supracitado, isto é um sintoma de uma indústria em decadência. Há anos que a qualidade deu lugar à quantidade, com jogos produzidos a correr, sem grande controlo de qualidade e com orçamentos e dimensões a pensar no lucro rápido. Ainda há algumas boas excepções, com estúdios a produzir óptimos jogos, com equipas bem compostas e a apostar nas pessoas. Mas, o futuro mostra-se francamente incerto para quem aposta em trabalhar nesta indústria, sem dúvida.
Resta-nos aguardar para ver o trabalho destes dois produtores e de todos os outros, ainda empregados ou não na Ballistic Moon. Until Dawn estreia a 4 de Outubro deste ano na PlayStation 5 e PC.
Comentários