Este é o novo DualSense, o comando da PlayStation 5

49

Apesar de termos visto a designação DS5 ou Dualshock 5 em algumas páginas oficiais da marca, a Sony acaba de anunciar o DualSence, o comando para a próxima geração de consolas PlayStation 5. Apesar do aspecto familiar, é uma nova era de tecnologia.

O novo comando DualSense pega no design familiar da família DualShock, já presente desde a primeira PlayStation. Mantém os bumpers e gatilhos na frente, dois sticks analógicos na parte inferior, os botões e D-pads na parte superior, configuração tradicional PlayStation. Comparado com o DS4, também mantém o touchpad ao centro, altifalante e botão Playstation, assim como os botões “Options” e “Share”… agora chamado de “Create”.

Contudo, o design foi revisto, estando mais arredondado na periferia, o touchpad é mais amplo e possui iluminação LED lateral. Apresenta-se também com uma nova decoração a duas cores, com um chassis diferente. Os bumpers estão maiores e os gatilhos e a pega também foram redesenhados. O resultado é um aspecto bem mais polido e, esperamos nós, de encontro com o design da nova consola.

Mas, não é só no exterior que temos novidades no DualSense. Lá dentro, a Sony apostou em novas tecnologias para apurar os sentidos, como o próprio nome do comando indica. Para isso, conta com tecnologia háptica e actuadores adaptativos nos botões frontais para apostar num feedback mais imersivo. Tem também um novo microfone incorporado para falar (e ouvir) sem usar auscultadores, com um prático botão de “mute”.

Estas novidades, segundo a Sony, obrigaram os designers a trabalhar estreitamente com engenheiros de modo a encaixar toda esta tecnologia no interior, ao mesmo tempo que não colocavam em causa a vida útil ou a dimensão da bateria recarregável interna.

Quanto a mais novidades, como se terá tecnologia de sensores de movimento SixAxis, por exemplo, teremos de esperar. Notamos logo à partida que não tem barra de luz na frente, como o DS4, mas também é uma funcionalidade cada vez menos usada na actual PS4. Notámos que parece adoptar tecnologia USB-C para ligação por cabo e tem também uma tomada jack 3.5mm na base para ligar auscultadores.

Teremos, com certeza, mais novidades em breve. Nessa altura, voltaremos a falar neste novo comando. O DualSense será comercializado em conjunto com a PlayStation 5, ambos previstos para o Natal deste ano.