Estará próximo o fim da pirataria de videojogos?

piracy

Falar do fim da pirataria, seja de videojogos ou de outro meio, parece utópico e mesmo impossível. Isto porque, a cada novo passo da indústria para criar medida de protecção, os piratas adiantam-se quase sempre com uma contra-medida. No entanto, agora parece que a pirataria de videojogos terá a vida tão dificultada que já se fala no fim da contrafação no meio.

A notícia reverberou um pouco por todo o mundo, com os meios de comunicação a focarem-se num pequeno fórum Chinês de hacking e cracking chamado 3DM (que, como é lógico, não iremos fornecer o link). Lá, o fundador dessa comunidade de piratas intitulado de Phoenix fala nas enormes dificuldades de alguns jogos modernos poderem ser pirateados.

FIFA 16 ou Just Cause 3, são dois exemplos dados que ainda não foram pirateados devido à sua dupla camada de encriptação da autoria da Austríaca Denuvo. Esta medida de protecção DRM, terá até impossibilitado o crack de JC3 ao melhor dos piratas da comunidade 3DM, de nome Jun, que precisou de algum “encorajamento” para não desistir de piratear o jogo.

Mas Phoenix foi mais longe na sua avaliação. “Embora acredite que este jogo ainda possa ser comprometido”, diz o pirata, “de acordo com as actuais tendências no desenvolvimento da tecnologia de encriptação, em dois anos temo que já não haverão jogos gratuitos para jogar no mundo.”

Não somos versados no mundo da pirataria, mas pensamos que é a primeira vez que um pirata admite dificuldades publicamente e até pressente a derrota. Geralmente os fóruns e outros locais de encontro dos piratas estão repletos de arrogância e determinação em piratear jogos, desafiando as grandes produtoras e editoras, mesmo com milhares gastos por estas em DRM e medidas anti-cópia.

Parece um anúncio profético do fim da pirataria como a conhecemos. No entanto, dito pelos próprios piratas pode ter dois sentidos: Uma admissão verdadeira que nos faz pensar mesmo num fim possível desta actividade ilegal, ou apenas uma manobra de distracção para incentivar ainda mais actividade dos piratas para estas medidas. Afinal… estes adoram desafios, não?

Comentários

Comentários