Especificações técnicas da Xbox Series X reveladas

XboxSeriesX (3)

Agora que a E3 2020 já não vai acontecer, parece que a Microsoft Xbox está a acelerar a sua promoção da próxima Xbox Series X. Além da arquitectura interna, foram revelados dados de processamento e também um termo de comparação com a geração anterior.

Muita da informação vem do site Digital Foundry que convidamos os mais “techies” a visitar para informações mais profundas. Os detalhes giram em torno do seu “miolo” com dados sobre capacidades de processamento, de vídeo, de áudio e muitos outros dados interessantes. Compilamos aqui os mais importantes para vossa conveniência.

Em termos de CPU, a nova Xbox Series X aposta num processador de 8 Cores, tal como a anterior Xbox One X. Desta feita, porém, a arquitectura é a AMD Zen e promete 3.8 GHz de velocidade, comparados com os 2.3 da XB1X. Bastante mais rápido, portanto. O processamento gráfico, segundo a informação, atinge os enfáticos 12 TFLOPS, o dobro da XB1X, graças a um novo chip da arquitectura RDNA 2.

E quanto a memória, conta com 16 GB de RAM a GDDR6. E o armazenamento? Sim, será um disco SSD de 1TB (NVME). E se não chegar, ainda poderão expandir o armazenamento com um cartão de expansão com outros 1 TB ou drives externas via USB 3.2.

De resto, contem com uma unidade óptica BluRay 4K, ligação HDMI 2.1 até 8K com suporte para HDR10 e 120Hz, Dolby Digital 5.1 e Dolby TrueHD com Atmos, ligação Wireless ou Ethernet (até 1Gb), três ligações USB 3.2 (5 Gbps) e… fim de uma era, não terá ligação para Kinect.

Quanto a jogos, já sabem que não haverão exclusivos aquando do lançamento. Contudo, muitos dos jogos da actual geração serão compatíveis com a Xbox Series X, alguns tendo mesmo perspectivas de “upgrade” técnico quando a nova consola for lançada. E, obviamente, muitos outros jogos de terceiros serão lançados para esta consola.

Tal como prometido, durante a próxima semana, nos dias 17 e 18 de Março, pelas 16:00 (hora de Lisboa), a Microsoft vai realizar dois eventos online com transmissão em directo. O mais interessante será o de dia 18, em que a Microsoft promete dar mais informações sobre a Xbox Series X e também sobre o Project xCloud, assim como mais informações de novas tecnologias a estrear nesta consola.

A Xbox Series X tem data de lançamento para o Natal de 2020.

Comentários

Comentários