Especificações técnicas da Wii U

Wii-U

Afinal quais são as característica técnicas da nova consola da Nintendo, a Wii U? Deixamos-te aqui a informação detalhada sobre a Wii U e gamepad.

Começando pela consola propriamente dita ela estará inicialmente disponível em preto e branco, sendo o seu ponto forte a capacidade de suportar Full HD.

Entre as suas especificações técnicas, temos:

  • Dimensões: aproximadamente 4.6 cm de altura, 26.7 cm de profundidade e 17.3 cm de largura
  • Peso: aproximadamente 1.5 kg
  • Processador: processador multi-core IBM Power
  • Gráfica – AMD Radeon HD
  • Armazenamento: memória interna flash, com suporte para cartões SD e pens USB
  • Saída de Vídeo: suporta 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i. Irá ser compatível com cabo HDMI, Wii D-Terminal, Wii Video Componente, Wii RGB, Wii S-Video Stereo AV e Wii AV.
  • Saída de Áudio: PCM linear de 6 canais utilizando o cabo HDMI, ou saída analógica através do cabo AV.
  • Rede: Wireless (IEEE 802.11 b/g/n)

A Wii U irá também ser compatível com jogos da Wii e grande parte dos seus acessórios, tais como o Wii Remote ou Wii Remote Plus (até 4), Nunchuk, Classic Controller e a Wii Balance Board.

Apesar de ser claramente um avanço significativo em relação à Wii, a Wii U ainda deixa muitas dúvidas sobre a qualidade dos gráficos e a sua capacidade em se manter actual no futuro. A recente confirmação de que não irá suportar o Unreal Engine 4, deixou muitos desiludidos e a dizer que a Wii U está ultrapassada mesmo antes de ser lançada.

Wii U Gamepad

Passando agora ao Wii U Gamepad, ele tem um touchscreen de 6.2 polegadas e proporção 16:9. Contém um botão direccional +, botões analógicos (direita e esquerda) que podem ser pressionados, botões A/B/X/Y, L/R e os botões ZL/ZR.

Além dos controlos tradicionais, inclui também um acelerometro, um giroscópio e um sensor geomagnético, um microfone, uma camera frontal, speakers estéreo, e função rumble (vibração).

O gamepad é alimentado por uma bateria recarregável de iões de lítio e pesa cerca de 500 g.

Rumores dizem-nos que a autonomia do gamepad está entre as 3h e 5h, mas que, como seria de esperar, é possível jogar enquanto o gamepad carrega.

A Wii U suporta dois gamepads conectados em simultâneo. No entanto, o frame rate que é de 60fps quando está apenas um gamepad conectado, desce para os 30fps quando estão dois gamepads ligados em simultâneo.

A Wii U terá também um comando mais tradicional, cujo formato é muito parecido ao da XBox 360.

Além do hardware, a Wii U vem também com algumas funcionalidades Incluídas de raiz, tais como:

Miiverse

O Miiverse é a nova rede social da Nintendo. Ela permite aos jogadores partilharem experiências e discutirem jogos, tudo isto utilizando os persongens Mii. Será possível desafiar amigos para um jogo, fazer perguntas sobre uma determinada fase do jogo ou até mesmo descobrir algo desconhecido.

Comando da TV

O Wii U Gamepad tem a capacidade de se transformar num comando para a televisão.

Near Field Communication (NFC)

O gamepad tem a capacidade de comunicar via wireless com objectos colocados sobre ele.

Nintendo eShop

Loja online da Nintendo.

Chat em vídeo

Utilizando a camera frontal do gamepad, será possível comunicar com outro jogador em tempo real.

Browser

Permite aos jogadores navegar na Internet.

Comentários

Comentários