Especificações técnicas da PlayStation 5

18

Depois de anteontem a Microsoft ter antecipado as especificações técnicas da sua próxima consola, hoje foi a vez da Sony falar da sua próxima PlayStation 5. E tal como o previsto, embora estas consolas partilhem alguma da sua tecnologia, temos realidades diferentes.

Um novo GPU criado pela AMD, mais memória, armazenamento interno SSD, áudio 3D, a próxima consola da Sony promete melhores desempenhos e mais poder de processamento disponível, tanto para os criadores, como para os jogadores. Esta é a apresentação de Mark Cerny, arquitecto de sistemas da PlayStation 5.

Em resumo, o novo CPU é baseado na tecnologia AMD Ryzen, na variante Zen 2. Possui 8 cores e 16 threads, com uma frequência variável até 3.5GHz. O GPU, por seu lado, é um RDNA 2, também da AMD, na tecnologia Radeon, com capacidade de Ray Tracing e uma frequência variável de 2.23GHz. A consola debita uns anunciados 10.3 TFLOPS.

Em termos de memória, a consola terá 16GB de RAM a GDDR6, com 448GB/s de largura de banda. O disco interno é um SSD com 825GB de espaço e uma velocidade de 5.5GB/s. A consola terá ainda um leitor Blu-Ray UltraHD (4K).

Tudo isto permite às consola alcançar resolução 4K nativa a 120Hz ou 8K via HDMI 2.1 em televisores ou monitores compatíveis. Além disso, o tal áudio 3D é suportado através da tecnologia “Tempest” 3D, uma novidade neste meio. Em termos de expansão, contem com um slot de expansão SSD NVMe e portas USB para ligar discos externos adicionais.

Quem sabe a revelação mais interessante desta apresentação é o facto da PS5 ser retrocompatível com diversos jogos da PS4. Inicialmente, a Sony a garante que 100 dos melhores títulos estão a ser trabalhados, prometendo que “quase todos” serão compatíveis aquando do lançamento da consola. E mais jogos serão adicionados mais tarde a esta lista de retrocompatibilidade.

A PlayStation 5 está prevista para o próximo período de Festividades em torno do Natal deste ano. A anterior PS4 foi lançada a 29 de Novembro de 2013 (15 de Novembro nos EUA), pelo que será de esperar uma data semelhante para a nova consola.