ESA cancela completamente a E3 2022

46

Depois de rumores terem apontado para um evento inteiramente digital, parece que a ESA recuou ainda mais na ideia de uma Electronic Entertainment Expo neste ano. A E3 2022 foi completamente cancelada.

Inicialmente, tudo fazia prever que teríamos um “regresso à normalidade” possível, até porque a Gamescom 2022 foi anunciada como parcialmente presencial. Contudo, depois em Janeiro deste ano ouvimos falar de um possível evento inteiramente digital para a edição deste ano. Nada foi oficialmente confirmado mas foi como que confirmado por uma mensagem da ESRB para os produtores da indústria.

Contudo, tal como fez em 2020, não teremos E3 2022. Uma vez mais, a ESA não emitiu (ainda) nenhum comunicado oficial a falar do cancelamento, mas parece mesmo credível. Inicialmente, foi Will Powers, relações públicas da Razer a avançar este cancelamento no Twitter, tendo sido depois confirmado por vários meios junto da ESA.

Segundo uma resposta a vários sites que solicitaram o devido esclarecimento à organização, a ESA apenas informa que vai devotar “toda a energia e recursos para entregar uma experiência física e digital revitalizada da E3 no próximo Verão”. Não é avançada nenhuma explicação para mais um cancelamento daquele que é (ainda) o maior evento desta indústria.

Mas, podemos especular. Não só a pandemia ainda não foi realmente erradicada, mantendo-se várias restrições de espaços públicos, como a guerra na Ucrânia veio agravar ainda mais as questões económicas no geral. Mas, mais que tudo isso, acreditamos que simplesmente a E3 perdeu o fulgor de outros tempos, com várias empresas a desistirem de marcar presença.

A edição de 2021 da E3 foi inteiramente digital, mas o nível de apresentações dos intervenientes, assim como o conteúdo geral falhou um pouco em justificar-se. Uma nova pausa pode dar tempo à organização de repensar o formato do evento, assim como para um repensar da sua posição na realidade actual.

Talvez a prever esta decisão, recordamos que também a Electronic Arts já tinha cancelado o seu próprio evento paralelo presencial EA Play Live 2022, este outro pelo segundo ano consecutivo. Talvez estejamos a chegar ao fim da era das “mega-conferências” com público ou até dos grandes eventos presenciais. Afinal, estamos numa era em que qualquer produtora ou editora pode fazer um evento online, maior ou menor, passando a mesma mensagem.