Equipa Ucraniana de Metro: Exodus volta ao jogo

metro

Apesar de desde 2014 estar sediada em Malta, a 4A Games tem origem Ucraniana e possui ainda um escritório em Kiev. Essa divisão lançou uma adição importante para Metro: Exodus.

A novidade para o jogo é um novo toolkit para os modders continuarem a criar conteúdo adicional comunitário para Exodus. Esta é mesmo uma versão dedicada ao modding do Exodus SDK usado para criar o jogo, o que é uma prenda interessante para a comunidade. Facilita a criação de modelos, cenário e outras funcionalidades robustas para o criar Mods e facilmente partilhá-los.

Se estiverem interessados, notem que não é preciso solicitar o kit para o utilizar. O SDK ficará disponível para todos que já tenham o jogo via Steam, na secção de ferramentas da vossa conta, na secção “Executáveis Adicionais” do GOG.com ou na pasta “sdk” na raíz de instalação da versão da Epic Games Store.

Como devem imaginar, a notícia não é propriamente que o jogo receba esta actualização de conteúdo. Obviamente afectada pela invasão da Rússia, a equipa de Kiev tem estado bem mais ocupada com outros temas, que propriamente a actualizar o conteúdo de um jogo. Felizmente, a vida até continua… mas não é fácil.

A equipa tem sido afectada por falhas de energia e “água pode ser um luxo”. Todo o tempo que puderam disponibilizar foi precioso para criar este SDK para os jogadores e ainda trabalhar em outros projectos. Elementos da equipa perderam a casa para os bombardeamentos, outros juntaram-se às forças armadas para defender o país, outros ficaram feridos e, infelizmente, “um número” perdeu mesmo a vida.

Curiosamente, segundo a 4A, a guerra Russo-Ucraniana fez a equipa repensar o futuro da série Metro. A produção do próximo título continua no meio do caos e certamente este sofrimento será usado para contar uma nova história tão ou mais envolvente que as anteriores. Obviamente, está longe no horizonte. E nós bem podemos esperar.

Comentários

Comentários