Epic Games Store vai receber finalmente achievements

24

Troféus, achievements, chamem-lhe o que quiserem, finalmente a Epic Games Store vai receber  oficialmente esta funcionalidade, há tanto tempo prometida e atrasada. Depois de vários testes com alguns jogos pontuais, finalmente vai chegar a mais jogos na loja.

Na verdade, a funcionalidade até já estava implementada. Só que provavelmente nunca a viram. Em Julho do ano passado, Ark: Survival Evolved foi o jogo “piloto” para mostrar como funcionariam os achievements na plataforma. Parece que a Epic Games testou tudo o que queria e vai “abrir” a funcionalidade a mais jogos.

Na verdade, não serão todos os títulos que receberão a funcionalidade de uma só vez. Segundo a Epic Games, a implementação será faseada, iniciando-se em jogos populares, como Rocket League, Pillars of Eternity, Hades, entre outros. Esta implementação começará na próxima semana, continuando nas semanas e meses seguintes com mais jogos.

Notem que não se trata apenas de uma colecção de troféus desbloqueados por objectivos nos jogos. Com cada troféu recebem pontos que depois acumulam para desbloquear recompensas. O sistema de raridade é muito parecido ao da PlayStation, com troféus de bronze até 45XP, de prata até 95XP, de ouro até 200XP e platina de 250XP.

Quais as metas ou que níveis teremos e quais as recompensas oferecidas é algo que ainda não foi revelado. Também não sabemos se os objectivos são retroactivos, ou seja, se ganham automaticamente os troféus de jogos já terminados, por exemplo. Até ao final do ano a Epic Games espera refinar a funcionalidade e chegar a uma grande oferta de jogos. Até lá, vão angariando esse XP.