Epic Games condenada a pagar milhões por causa de Fortnite

epicfortnite

Quantas vezes ouvimos falar de “compras inadvertidas” ou gastos exagerados com micro-transacções? E quantos relacionados com Fortnite? A Autoridade para a Concorrência nos EUA (FTC) também ouviu.

A Federal Trade Commission deliberou que a Epic Games deverá pagar uma avultada multa por “compras não intencionais” de itens neste jogo. Esta é uma revisão de uma deliberação anterior em que a empresa tinha sido multada em 500 milhões de dólares. Agora, fica-se pelos “humildes” 245 milhões de dólares… Menos de metade, mas não melhora muito… Estes milhões serão agora usados para reembolsos aos jogadores visados.

Esses visados nestas indemnizações são pais cujos filhos fizeram compras não autorizadas entre Janeiro de 2017 e Novembro de 2018, jogadores que viram os seus “V-Bucks” inadvertidamente usados para compras não autorizadas entre Janeiro de 2017 e Setembro de 2022 e ainda jogadores que viram as suas contas bloqueadas por disputas com as entidades emissoras de cartões na mesma data.

Na defesa da Epic foi alegado que as compras só podiam ser intencionais mas a FTC não terá aceite as “provas” mostradas. Segundo a Autoridade, a Epic terá violado várias leis federais, que terão usado várias “tácticas obscuras” para forçar os jogadores a comprar itens de cosmética em jogo “acidentalmente”. A Epic fica também obrigada a clarificar o processo de compra e ainda obter o consentimento claro dos jogadores nas compras.

Conforme deu para perceber, desde 2017 que o processo está a decorrer, com várias reviravoltas e recursos. Este parece ser um acordo final para a indemnização e, se assim for, é o culminar do processo em favor dos queixosos. Pode também ser um precedente importante para outras empresas serem chamadas à razão contra práticas menos claras de vendas online. Ou, pelo menos, esse é o desejo de muitos.

Comentários

Comentários