Emulador adiciona uma nova dimensão aos clássicos da Nintendo

3dnes-640×650

O projecto que vamos apresentar agora chama-se 3DNES. Este, como por magia, transforma os clássicos jogos de 8-bits da Nintendo em experiências de três dimensões, como podem ver na imagem acima. No ano em que a Realidade Virtual entra em força, esta é outra forma de “entrar no jogo”.

Este emulador está a ser desenvolvido por um programador conhecido por geod, que usa o motor Unity para transformar os jogos da primeira Nintendo, dando um efeito de profundidade. Este efeito é possível devido ao algoritmo criado por geod que analisa todas as formas presentes no ecrã, sejam elas quadrados, círculos ou até nuvens e converte-os em modelos 3D como blocos e cilindros. O melhor de tudo é que o algoritmo não é específico para um só jogo e adapta-se à maior parte dos jogos da Nintendo.

A versão actual ainda está em fase de testes, mas usando o Mozilla Firefox, o único browser compatível até à data com o 3DNES, podem experimentar o vosso jogo favorito para ver como se comporta com este efeito tridimensional. É certo, que ainda há muito trabalho pela frente, principalmente devido à instabilidade do emulador, mas o autor já prometeu uma versão em executável para breve.

Se desejarem conhecer este emulador 3D, visitem aqui o site do projecto 3DNES (lembrem-se de usar o Mozilla Firefox). E quando o fizerem, fica aqui uma dica: Com a ajuda do rato, rodem o cenário para testemunhar um Contra ou um Castlevania em todo o seu esplendor tridimensional.castlevania

Comentários

Comentários