Electronic Arts gasta mais de 2 mil milhões em empresa mobile

31

Ainda há dias, anunciámos que a Electronic Arts tinha proposto mais de mil milhões de dólares para comprar a Codemasters, uma proposta entretanto aceite. Agora, avançou para a aquisição da Glu Mobile… pelo dobro do custo…

Acreditem, há muito dinheiro envolvido no mercado de jogos mobile. Ficariam surpreendidos quanto facturam algumas empresas que se dedicam a criar experiências simples ou mais complexas para telemóveis e tablets. A própria EA já era proprietária da PopCap, um dos “monstros” deste segmento, sem esquecer uma série de pequenos estúdios sob alçada da sua divisão EA Mobile.

Por isso, não é de admirar que a EA “perca a cabeça” por uma empresa emergente, ao ponto de desembolsar o valor de… bem, duas Codemasters. A Glu é a responsável por alguns dos maiores sucessos em jogos relacionados com celebridades, como o sucesso “Kim Kardashian: Hollywood”, tendo também trabalhado em vários jogos com celebridades como Britney Spears ou Gordon Ramsay. É fácil perceber como a empresa é “apetecível”.

Assim, no próximo dia 30 de Junho a EA terminará a compra da Glu Mobile por uns impressionantes 2.4 mil milhões de dólares. O que faz a aquisição da Codie por “apenas” 1,2 milhões de dólares uma verdadeira “pechincha”… É um pouco difícil acreditar que uma produtora conceituada e consolidada de jogos AAA, valha menos que uma produtora de pequenos jogos para telemóvel, aqueles que pedem para comprar itens nos seus jogos a cada 10 minutos.

É que nem sequer conseguimos imaginar como será essa quantia em dinheiro real. Vamos tentar. Para tentarmos equacionar o quanto vale a nova empresa da EA, se empilhássemos esta quantia em notas de 100 Dólares, teria duas vezes a altura do maior hotel do mundo, o Burj Al-Khalifa no Dubai. Ou, em “valores” mais familiares, poderiam comprar um pouco mais de 60 milhões de consolas PlayStation 5 com esta quantia. Dá que pensar.